| 10/10/2009 13h59min
Após jogo difícil contra a Alemanha, na manhã deste sábado, no Estádio Internacional de Cairo, no Egito, o Brasil garantiu a vaga na semifinal do Mundial Sub-20 na prorrogação. A Seleção começou a partida perdendo, mas Maicon saiu do banco, na segunda etapa, para entrar em campo e garantir o empate no tempo normal e o gol da classificação no tempo extra.
O jogo
Se nenhum adversário havia dado trabalho para o Brasil até então, logo no começo da partida pelas quartas de final a Alemanha mostrou que estava disposta a incomodar. Pressionando, a primeira boa chance do jogo surgiu aos 10 minutos da etapa inicial. Aydilek invadiu a área e chutou rasteiro, mas Rafael defendeu.
A Seleção respondeu aos 22 com jogada de Alex Teixeira, mas foi do adversário a melhor chance de abrir o placar. Aos 44 minutos, Pasu chutou na marca do pênalti, mas Rafael, bem posicionado, conseguiu defender.
No
segundo tempo o jogo complicou para o Brasil. A Alemanha acumulava
chances de gol até que aos 27 minutos Holtby, de cabeça, inaugurou o marcador. Atrás do placar e precisando pelo menos de um empate para levar a partida para a prorrogação, o técnico Rogério Lourenço tirou Boquita e colocou Maicon. E foi dos pés dele que saiu o gol da Seleção. O jogador recebeu quase na risca da área e bateu rasteiro no canto esquerdo aos 43 minutos.
Após o empate, o Brasil ainda teve a chance de virar com Alan Kardec, que chutou fraco, e Douglas Costa, que mandou uma bomba de fora da área no travessão.
A prorrogação
Se a mudança do treinador brasileiro surtiu efeito no tempo normal, a estrela de Maicon voltou a brilhar na prorrogação. No primeiro minuto da etapa inicial o jogador anotou mais um após receber na área e bater por cima de Zieler. Era a virada do Brasil. Após conquistar a vantagem, os jogadores administraram o resultado até o apito final.