| 05/10/2009 15h46min
O 121º Congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) decidirá até sexta-feira (09), em Copenhague, na Dinamarca, se o rúgbi voltará ao programa dos Jogos Olímpicos. Os esporte precisa de mais de 50% dos votos dos 106 membros do COI para garantir presença no Rio de Janeiro. A tendência é que a modalidade, já inclusa no Pan de Guadalajara em 2011, seja aprovada pela maioria dos votantes.
O esporte foi praticado em Olimpíadas pela última vez em 1924, no formato de 15 jogadores para cada lado. A proposta atual prevê apenas sete atletas para cada time, masculino e feminino, o chamado Rugby Seven-a-side. A Federação Internacional estaria disposta a acabar com a Copa do Mundo de Rúgbi 7 para deixar claro que as Olimpíadas são o principal evento da modalidade.
O rúgbi foi escolhido em agosto, juntamente com o golfe, em uma lista de sete esportes aspirantes às categorias olímpicas. Beisebol, softbol, squash, caratê e patinação foram rejeitados. A decisão final depende da
votação do Comitê do COI.
O Brasil tem chances de obter pelo menos uma medalha no rúgbi, já que a seleção feminina dessa modalidade domina o cenário sul-americano há cinco anos.
Rúgbi Olímpico
O rugby foi disputado em quatro edições dos Jogos Olímpicos. A primeira aparição ocorreu durante os Jogos de 1900 em Paris, quando 47 atletas de três países participaram. Em 1904 o rúgbi não esteve presente nos Jogos.
Posteriormente foi incluído no programa de esportes dos Jogos de Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924. Depois disso, o COI retirou o rugby do programa olímpico. Em 1987, foi celebrada a primeira Copa do Mundo em conjunto na Nova Zelândia e na Austrália. Em 1993, foi disputado na Escócia o primeiro Campeonato do Mundo de Seven.
Boxe feminino em 2012
No dia 13 de agosto, em reunião em Berlim, o COI definiu a inclusão de boxe feminino no programa dos Jogos Olímpicos de
Londres em 2012. A federação internacional propõe que a competição seja realizada entre
40 pugilistas distribuídas em 11 categorias. Até então, o boxe era o único esporte olímpico sem representação de mulheres.