| 05/10/2009 11h19min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil receberá um programa especial de preparação para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, a serem realizadas no Rio de janeiro. De acordo com o presidente, o país precisa aprender com quem já sediou jogos deste porte. Além disso, afirmou boa parte das obras de infraestrutura que já estavam sendo preparadas para a Copa servirão também para os jogos olímpicos.
– Quando estivermos preparando o Brasil para a Copa do Mundo todas as obras que a gente fizer para a Copa do Mundo, com exceção da quantidade de estádios, vão servir para as Olimpíadas – declarou durante o programa semanal Café com o Presidente.
Para Lula, mais importante do que os R$ 26 bilhões previstos para os jogos é o retorno que as Olimpíadas trarão ao país.
– Nós temos que perguntar não quanto o Brasil vai gastar, mas quanto o Brasil vai ganhar com a realização das Olimpíadas. É acreditando assim que a gente vai
fazer uma grande Olimpíada.
Preparação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o Brasil tem que "aprender com outros países" que já organizaram Jogos Olímpicos para chegar aos de 2016 "muito mais preparado, com muito mais atletas inscritos" e com chances de ganhar medalhas de ouro.
Lula disse que chamará as federações e confederações desportivas para apresentarem planos de preparação dos atletas brasileiros. Esse trabalho será feito em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro, o governo do Estado do Rio de Janeiro e com a Prefeitura da cidade.
– Temos mais responsabilidade e precisamos começar a nos preparar mais e melhor agora, para 2012 na Inglaterra, e já começar a preparar o Brasil para 2016 – comentou.
Nos Jogos de Pequim, em 2008, o Brasil foi o 23º colocado no quadro de medalhas com três ouros, quatro pratas e oito bronzes, desempenho inferior ao de quatro anos antes, em Atenas (cinco ouros, duas pratas e três bronzes).