| 30/09/2009 00h10min
O Papa Bento XVI recebeu uma camisa do Fortaleza de um padre tricolor para livrar o clube do rebaixamento. Independente da crença religiosa o torcedor do Leão agradece, pois o time cearense venceu o Ipatinga por 1 a 0 nesta terça-feira, no Castelão, e deixou a zona de rebaixamento.
Das mãos do pontífice, o Fortaleza pode ter uma esperança maior para se livrar da degola. Já o Ipatinga, precisa rezar muito para chegar ao G4. O time ocupa apenas a décima posição.
O jogo começou com o Ipatinga tentando mostrar suas garras e apresentando seu cartão de visitas. Com duas oportunidades claras, o time mineiro poderia ter matado o adversário logo nos primeiros dez minutos. Mas Moscateli acabou desperdiçando um gol claro. Sorte do Fortaleza, porque os visitantes só chegariam com perigo no final da primeira etapa.
Em casa, o time cearense foi ganhando espaço e tomando coragem para sair do meio-de-campo e incomodar o Ipatinga. Mas futebol técnico e bem jogado não
apareceu na etapa inicial. A partida
foi truncada com o Ipatinga se defendendo com seis homens atrás e o Fortaleza tentando furar o bloqueio com a força física do atacante Luiz Carlos.
Na segunda etapa, o Ipatinga acabaria pagando caro por sua retranca. O Fortaleza passou a explorar as costas de Alex Silva e descobriu o mapa da mina para chegar ao primeiro gol. Rogerinho cruzou e Leo Oliveira escorou contra o próprio patrimônio: 1 a 0.
O gol animou o time da casa que por pouco não faz o segundo logo em seguida. Mas satisfeito com a vitória, o Fortaleza se contentou em reter a bola atrás e esperar o Ipatinga para dar o bote.