| 27/09/2009 18h04min
O Avaí complicou um jogo que parecia fácil no primeiro tempo e perdeu por 3 a 2 para o Fluminente na tarde deste domingo, dia 27, no Maracanã. Após estar na frente do placar por duas vezes na primeira etapa, o time catarinense permitiu a virada da equipe carioca: Alan, duas vezes, e Fábio Neves marcaram os gols da vitória, com Muriqui e William descontando para o Leão.
>>> Assista aos gols da partida no site da RBS TV
O jogo
O confronto começou com o Fluminense tentando pressionar o Avaí, que postava a marcação muito atrás. A primeira chance veio aos 6 minutos, quando Conca lançou para Marquinho, livre pela esquerda. O meia avançou e bateu forte, à direita de Martini. Dois minutos
depois, porém, o Leão abriu o placar: Muriqui foi esperto ao dominar a bola pela esquerda após
um chutão que veio da defesa, invadiu a área e rolou para William completar pelo meio. Um a zero para o time catarinense.
A vantagem no placar deixou os visitantes mais soltos em campo. Aos 14 minutos Eltinho lançou Luís Ricardo pela direita, o ala tabelou com Marquinhos e recebeu na cara do gol. A finalização saiu fraca, para defesa segura de Rafael. Apesar de estar jogando melhor, um minuto depois o Leão bobeou e levou o empate. Fábio Neves fez boa jogada pela direita, foi à linha de fundo e cruzou na área; Augusto não se antecipou e Alan completou para as redes: Um a um no placar.
Muriqui marca, mas defesa falha e permite o empate
Mesmo com o empate o Avaí continuou melhor em campo. William acertou a trave direita de Rafael aos 20 minutos, depois de receber passe de Marquinhos dentro da área. Após 10 minutos de pressão, a equipe azurra marcou o segundo gol aos 30, em uma bela jogada: Marquinhos tabelou com William,
invadiu a área e cruzou na cabeça de Muriqui, que
só desviou; dois a um para o Avaí e primeiro gol de cabeça do Leão no campeonato.
Os catarinenses tiveram boas chances para aumentar o placar até o final do primeiro tempo. Aos 34, Ferdinando soltou a bomba de fora da área e Rafael defendeu. Três minutos depois Luís Ricardo saiu sozinho na cara do gol e isolou a bola por cima da trave. O castigo veio aos 43: Anderson Luís se atrapalhou na defesa e perdeu a bola para Conca, que carregou e rolou para Fábio Neves completar com Martini batido no lance. A primeira etapa terminou com empate em 2 a 2.
Avaí volta perdido e cede virada
O técnico Cuca realizou duas alterações no intervalo, tirando Paulo César e Marquinho para as entradas de Adeílson e Dieguinho, que infernizou a defesa azurra pela esquerda. A primeira chance, no entanto, foi do Avaí. Aos 9 minutos Luís Ricardo tabelou com William e chutou de canhota de fora da área para defesa segura de Rafael.
A
virada veio aos 12 minutos. Adeílson fez boa jogada pela
esquerda e cruzou; Martini saiu muito mal e Alan só completou na segunda trave, fazendo seu segundo gol na partida. Três a dois para o Flu, que podia ter aumentado aos 18, quando Dieguinho recebeu dentro da área e chutou cruzado para fora. O Leão respondeu aos 22, em cabeçada de William que Rafael espalmou.
Muriqui desperdiça grande chance
A grande oportunidade do Avaí na segunda etapa veio aos 26 minutos, quando Eltinho enfiou ótima bola para Muriqui dentro da área, mas o meia-atacante chutou em cima de Rafael. O técnico Silas tentou mudar o panorama do jogo lançando primeiro Caio e depois Leonardo e Roberto, mas a catimba dos jogadores tricolores, que caíam no gramado após qualquer choque, impediu a reação azurra.
Com a vitória por 3 a 2 o Tricolor chega aos 21 pontos, sai da lanterna e aguarda o resultado de Sport x Santo André para confirmar a 19ª colocação. Já o Avaí permanece com 37 pontos, cai
para nono e pode perder mais duas posições
até o final da rodada caso Santos e Vitória derrotem Atlético-MG e Botafogo, respectivamente.
No próximo final de semana o Leão recebe o Cruzeiro, na Ressacada, às 18h30min de domingo, dia 4. Já o Fluminense faz o clássico com o Flamengo, no Maracanã, no mesmo dia e horário.
FLUMINENSE (3)
Rafael; Ruy, Gum, Luiz Alberto e Paulo César (Dieguinho); Urrutia, Diguinho, Marquinho (Adeílson) e Conca; Alan (Fabinho) e Fábio Neves
Técnico: Cuca
AVAÍ (2)
Martini; Anderson Luís (Caio), Augusto e Emérson; Luís Ricardo (Roberto), Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos, Muriqui e Eltinho; William (Leonardo)
Técnico: Silas
Gols: Alan, aos 12 minutos, e Fábio Neves, aos 43 minutos do primeiro tempo. Alan aos 15 minutos do segundo
tempo (FLU). William, aos 8 minutos, e Muriqui, aos 30 minutos do primeiro tempo (AVA)
Cartões Amarelos: Marquinho, Diguinho e
Gum (FLU); Eltinho, Luiz Ricardo e William (AVA)
Arbitragem: André Luis de Freitas Castro (GO), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Público: 19.098
Renda: R$ 113.819