| 26/09/2009 23h01min
No dia em que o clássico comemorou 94 anos, o ABC (RN) venceu o América-RN por 1 a 0, neste sábado, no Frasqueirão. O resultado faz a equipe alvinegra igualar o número de pontos do rival (28) e subir duas posições.
O domínio inicial da partida foi do América. Com menos de 10 segundos, Juninho acertou o travessão após receber cruzamento de Thoni e uma bonita bicicleta dentro da área. Pouco tempo depois foi a vez de Lúcio chutar em cima do goleiro após boa chegada da equipe rubra.
O esquema com três zagueiros não ajudou o ABC, que viu o América atuando com dois defensores e um deles, Julio Terceiro, sempre saindo para ajudar o ataque. Com mais facilidade para atacar, o técnico Flávio Lopes logo viu que algo estava errado em sua equipe. E trocou Gedeon por Selmir.
A mudança deu resultado e Selmir quase marcou após bom chute cruzado, que foi defendido por Weverton. Em outra boa chegada alvinegra, Ricardinho bateu forte e viu a bola tirar tinta da trave direita.
Na volta do intervalo, as equipes seguiram em busca do primeiro gol. O América esbarrou na pontaria errada de Max, que foi logo substituído. O ABC abusou das bolas levantadas na área, parando no goleiro Weverton.
Mas o gol saiu. E para a festa da torcida da casa. Sandro levou a bola para o meio, passou por três jogadores do América, que apenas o observaram, e arriscou o chute de longe, acertando o canto.
A situação do América se complicou ainda mais quando Somália foi expulso. Vale lembrar que tanto o primeiro cartão amarelo quanto o vermelho não foram bem aplicados pelo árbitro Sálvio Spínola.
Uma confusão na área do América fez o árbitro expulsar Selmir, do ABC, e Jackson, do América. A temperatura subiu. Teve até gandula expulso por retardar a reposição das bolas. Com dois a menos, o time rubro até tentou o empate, que não saiu. ABC saiu com a vitória no dia dos 94 anos do clássico.
LANCEPRESS!