| 22/09/2009 20h44min
Durou cerca de uma hora e 15 minutos o trabalho de reconhecimento do gramado do Beira-Rio realizado na noite desta terça-feira pela delegação do Universidad de Chile. A equipe enfrenta o Inter às 21h50min de quarta-feira, na partida que abre o duelo das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana.
A Universidad chegou ao Beira-Rio às 19h20min, saudada por quatro torcedores fardados e com bandeiras do clube e do Chile. O técnico José Basualdo relacionou 19 jogadores, mas não poderá contar com seu principal: o centroavante Olivera, lesionado, que sequer veio a Porto Alegre.
O trabalho desta noite no Beira-Rio incluiu atividades físicas, treinamento específico para os goleiros, e um bate-bola em campo reduzido, com 16 jogadores separados em duas equipes. Os goleiros treinaram saídas do gol em cruzamentos, defesas em chutes de dentro da área, e reposição de bola com os pés — sempre procurando os lados do campo.
Ao final, os atletas posicionaram goleiras móveis perpendiculares às linhas laterais do campo para um rachão, no qual goleiros jogaram com os pés e jogadores de linha a atuaram como goleiros. Montillo, craque da equipe, foi para o gol. E, devido à péssima atuação, ouviu dos companheiros muitas piadas. Em um dos tantos gols sofridos por ele, gozação em alta voz ecoou nas vazias arquibancadas do Beira-Rio:
— Ataca una, hombre!
Com integrantes da comissão técnica nos times, cada drible deles sobre jogadores provocava gargalhadas. Durante todo o trabalho, houve muita descontração no treino dos chilenos.
Para o jogo, Basualdo tem uma dúvida: o meia Rojas e o atacante Gómez disputam a posição de Olivera. Se entrar Rojas, o sistema tático muda para o 4-5-1; caso seja escalado Gómez, a equipe permanecerá no 4-4-2. O provável time da Universidad de Chile tem Miguel Pinto; González, Vitorino, Olarra e Arias; Contrera, Seymour, Rojas (Gómez), Iturra e Montillo; Villalobos.
CLICESPORTES