| 22/09/2009 17h19min
Um dos homens mais ricos da Rússia, o magnata Mikhail Prokhorov anunciou nesta terça-feira que recebeu uma oferta da direção do New Jersey Nets para assumir o controle majoritário da franquia da NBA.
Prokhorov também explicou que a direção do Nets lhe ofereceu as ações por um preço simbólico, com a condição dele se comprometer a financiar a construção do novo ginásio do time, no distrito do Brooklyn, em Nova York.
Prokhorov explicou que aceitará a oferta se o negócio contribuir para o desenvolvimento do basquete russo, permitindo a jogadores e técnicos do país o livre acesso à tecnologia e aos métodos de treino, além de intercâmbios com treinadores e gerentes de outras franquias da NBA.
— Quanto mais houver céticos, mais interessante será seguir adiante com isso — disse o empresário russo, que já foi alvo de várias especulações na imprensa norte-americana sobre a duvidosa origem de sua fortuna.
O empresário também teve seu nome ligado nos últimos meses a outras possíveis compras de clubes esportivos, entre eles a Roma, que disputa o Campeonato Italiano de futebol.
O New Jersey Nets, que ganhou 34 jogos e perdeu 48 na última temporada regular da NBA, não conseguiu passar para os play-offs. Logo após ser eliminado, o time acertou a ida de seu principal jogador, Vince Carter, ao Orlando Magic, em troca do armador Rafer Alston, o ala-armador Courtney Lee e o ala-pivô Tony Battie.
LANCEPRESS