| 17/09/2009 16h45min
Além das atividades normais do dia a dia, os jogadores do Grêmio participaram de um teste de suor durante o treino da tarde desta quinta, para avaliar os níveis de hidratação de cada atleta. Especialistas em medicina e nutrição, além de outras áreas ligadas ao esporte, acompanharam todo o processo realizado no Estádio Olímpico.
O Grêmio é o quarto clube a participar da iniciativa no Brasil e o primeiro no Rio Grande do Sul. Corinthians, São Paulo e Palmeiras já realizaram o teste. O objetivo é passar para o clube uma estratégia de hidratação aos atletas. Antes mesmo disso, o cuidado que os profissionais do Tricolor têm com essa parte foi elogiada.
– Aqui no Grêmio percebemos que se preocupam bastante com isso – comentou a nutricionista Juliana Peccin.
Os especialistas avisam que o ideal em uma atividade física é não perder peso. Por isso, eles aconselham que as pessoas se pesem antes e depois de cada atividade, independentemente
se for um atleta profissional ou não.
– Em atividades de mais de uma hora ou uma hora e meia, é ideal se hidratar de 20 em 20 minutos, depende da intensidade. Pode ser um exercício de 10 minutos, mas muito mais intenso que um de meia hora. O correto é se hidratar sempre – comentou Felipe Imparato, gerente de marketing esportivo da Gatorade.
O teste é aplicado por profissionais do GSSI (Gatorade Sports Science Institute), como a professora da UFRGS e a especialista em medicina do esporte, Flávia Meyer, e o nutricionista venezuelano Pedro Garcia. O "Sweat Test", como é chamado, permite que os atletas entendam a importância da hidratação e como o desempenho em treinos e partidas são afetados quando a mesma não é realizada de forma adequada.
Como funciona
Os jogadores fazem um teste de urina antes do treino, para ver se chegam hidratados para a atividade. Eles também são pesados com o mínimo de roupa possível. Dois adesivos são colocados no
corpo dos atletas: um no braço e outro no peito.
Esses adesivos absorvem o suor, que depois vai para análise em laboratório na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Depois do treino eles são pesados novamente.
Os resultados do teste são enviados para o clube, em cerca de 15 dias. Os números referentes a cada atleta não são divulgados. Vários elementos interferem no teste, como a temperatura, a umidade e a radiação. A chuva desta quinta à tarde não atrapalhou o teste, já que os adesivos são impermeáveis.
Dicas
A médica especialista em medicina esportiva e professora da UFRGS, Flávia Meyer, e a nutricionista Juliana Peccin, dão algumas dicas para quem faz atividades físicas e deve se manter bem hidratado.
É importante chegar bem hidratado a qualquer atividade e se manter hidratado durante os exercícios. O ideal é não perder peso na atividade. O atleta deve se pesar antes e depois dos exercícios. Elas avisam que essa perda
de peso é ilusória não é de gordura, é de líquidos, o que é
prejudicial à saúde.