| 02/09/2009 19h19min
O ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, disse nesta quarta que o relatório da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a candidatura Rio-2016 é uma prova de que o país tem capacidade para receber os Jogos Olímpicos. O ministro participou da entrevista coletiva nesta tarde, no Rio de Janeiro, ao lado do governador Sergio Cabral Filho e do prefeito Eduardo Paes. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou satisfeito com a aprovação do projeto brasileiro.
– Lula acredita que o relatório do COI mostra a confiança do mundo no Brasil. Reconhece que o país é destino seguro para investimentos e para a realização dos jogos.
Na avaliação de Orlando Silva Junior, entre os itens fortes da candidatura do Rio de Janeiro estão as garantias oferecidas pelos três níveis de governo.
– Garantias sólidas e consistentes que foram muito bem recebidas – disse o ministro.
Outros pontos fortes apontados pelo ministro são o quadro macroeconômico favorável do país e o detalhamento de um orçamento sustentável. Além disso, ele avalia que o COI compreendeu e aprovou o conceito da candidatura do Rio de Janeiro de ter o esporte como instrumento de inclusão social.
– Eu quero transmitir ao povo brasileiro a nossa confiança de que podemos sim realizar o sonho olímpico no Brasil – avisou.
O relatório publicado pelo COI é uma análise técnica de 17 temas detalhados nos dossiês de cada cidade candidata. O Rio de Janeiro concorre com Madri (Espanha), Chicago (EUA) e Tóquio (Japão). O anúncio da cidade que sediará os Jogos Olímpicos em 2016 será no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca.