| 29/08/2009 19h45min
A cada viagem, um novo problema. Para embalar de uma vez por todas no Brasileirão de 2009, o Grêmio terá que superar o trauma das partidas fora de casa. Depois da goleada diante do Atlético-MG, EM Porto Alegre, a confiança aumentou muito para o confronto deste domingo, 18h30min, contra o Botafogo, no Estádio do Engenhão. Com oito derrotas e dois empates nas vezes anteriores em que atuou longe do Olímpico, exibe o sofrível aproveitamento de 6,6%, o pior entre os participantes do campeonato.
O lateral-esquerdo Lúcio deve fazer a reestreia com a camiseta tricolor. No entanto, fica como opção no banco de reservas. Na entrevista coletiva de sexta-feira, o técnico Paulo Autuori confirmou a manutenção do jovem Bruno Collaço na equipe.
– Tenho que entrosar o Lúcio com a defesa. Ele fez pré-temporada na Europa, mas não joga desde o ano passado. É interessante ele começar o jogo observando o que fazemos em termos defensivos para já começar contra o Vitória – explicou Autuori.
Com lesões musculares, Léo e Maxi Lópes ficam de fora mais uma vez. Ainda se recuperando de uma fratura no pé, Fábio Santos só volta aos planos em um mês. Herrera está à disposição do técnico Paulo Autuori, mas fica no banco domingo.
No último trabalho antes da viagem ao Rio de Janeiro, o Grêmio treinou bastante as jogadas de bola parada. Dos 37 gols marcados pelo Tricolor neste Brasileirão, 14 foram marcados de cabeça.
– A equipe tem conseguido chegar bem ao fundo de campo, não só nas bolas paradas. Prova disto são os gols do Perea nos últimos jogos. O mais importante é saber colocar a bola na área. Muitas vezes se chega até a linha de fundo, mas o cruzamento sai com defeito. O segredo é saber se posicionar e atacar a bola, antes que o adversário se antecipe – revelou o zagueiro Rafael Marques.
A força da bola parada gremista preocupa os botafoguenses. O goleiro Castillo pediu muita atenção com os cruzamentos na área da equipe carioca:
– Quando a probabilidade de jogadas aéreas é maior, a atenção precisa ser máxima. Nossa defesa terá de estar atenta e com a marcação bem colada aos jogadores do Grêmio. Conhecemos os pontos fortes do Grêmio e sabemos que teremos dificuldades no domingo - observou o goleiro.
Em 18º lugar na tabela, o Botafogo convive com a apreensão de não conseguir sair da zona de rebaixamento do Brasileirão. Lucio Flavio admite que a situação é delicada, mas garante que, no grupo, não existe qualquer clima de tensão.
– Aqui não há desconfiança em relação ao trabalho que vem sendo feito e nem desespero. Mas ao mesmo tempo sabemos que é preciso sair dessa situação o mais rápido possível. No Brasileiro, não se pode achar que a situação está sob controle quando se ocupa a zona de rebaixamento - afirmou o camisa 10.
O jogo contra o Botafogo marca o início de uma sequência que a direção do Grêmio considera decisiva para ingressar no G-4. Depois, virão Vitória, Náutico e Fluminense. A projeção é obter pelo menos 10 pontos em 12.
CLICESPORTES E RÁDIO GAÚCHABRASILEIRÃO - 22ª RODADA | |
Horário:18h30min Local: Estádio Engenhão, no Rio Arbitragem: Rodrigo Martins Cintra, auxiliado por Márcio Luiz Augusto e Anderson de Moraes Coelho (trio paulista) O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada esportiva às 16h. Pela internet: acompanhe o jogo no minuto a minuto do clicEsportes |
|
BOTAFOGO | GRÊMIO |
---|---|
Castillo; Juninho, Wellington e Émerson; Alessandro, Leandro Guerreiro, Batista, Lúcio Flávio e Michael; Victor Simões e André Lima | Victor; Mário Fernandes, Réver, Rafael Marques e Bruno Collaço; Tulio, Adilson, Tcheco e Souza; Jonas e Perea |
Técnico: Estevam Soares | Técnico: Paulo Autuori |