| 26/08/2009 15h57min
O clima na seleção brasileira de basquete é de otimismo para a Copa América, sediada em San Juan, em Porto Rico, e que classificará os quatro melhores no Mundial da Turquia. A equipe estreia a partir das 17h (horário de Brasília) desta quarta na competição diante da República Dominicana, time considerado pelo técnico Moncho Monsalve um dos mais fortes da competição. O que não intimida o ala-armador Leandrinho:
– Será um jogo difícil para os dois lados e vai ganhar quem errar menos. Posso garantir que o Brasil está muito bem treinado e adaptado ao estilo de jogo do técnico Moncho. Tivemos uma ótima fase de preparação e as cinco vitórias em cinco jogos não subiram à cabeça de ninguém. Agora que a coisa é para valer. Estamos prontos para a guerra – disse o ala-armador do Phoenix Suns.
Durante a preparação para a Copa América, o Brasil conquistou dois torneios amistosos: o Super Four, no Rio de Janeiro, superando Austrália e Uruguai, e o Tuto Marchand, em Porto Rico, ao vencer o time da casa e o Canadá. Além disso, superou a Argentina em amistoso.
O Brasil entra na competição como atual campeão, defendendo o título conquistado em 2005 na própria República Dominicana. As duas equipes se enfrentaram nove vezes em competições oficiais e o Brasil ganhou oito vezes. O ala-pivô Anderson Varejão elogiou o adversário, mas garantiu que o astral do Brasil é "o melhor possível".
– Todos os jogadores e a comissão técnica têm os mesmos objetivos: conquistar a vaga e depois pensar no título. A cada treino e a cada jogo a equipe vem mostrando evolução. A República Dominicana tem três jogadores que atuam na NBA e a presença deles vai melhorar a qualidade do time. Mas nós também temos nossas qualidades e vamos buscar a vitória que será muito importante – disse o pivô do Cleveland Cavaliers.
CLICESPORTES