| 20/08/2009 00h27min
Com um duplo-duplo do ala/pivô Anderson Varejão, que anotou 27 pontos e 12 rebotes, o Brasil venceu Porto Rico por 80 a 70 (44 a 43 no primeiro tempo) pela segunda rodada da Copa Tuto Marchand Adulta Masculina, que está sendo disputada no Coliseu José Miguel Agrelot, em San Juan. Os principais pontuadores portorriquenhos foram Filiberto Rivera e Ricardo Sanchez, com 12 pontos cada. Com a vitória, o time está classificado para a final contra o Canadá, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília).
– Começamos muito bem a partida. Abrimos uma vantagem de nove a zero e estivemos sempre na frente até fechar em 23 a 17. No segundo quarto, eles voltaram melhor, reagiram, mas mesmo assim fomos para o intervalo na frente (44 a 43). Na etapa final, a partida seguiu equilibrada. Tivemos tranquilidade quando eles fizeram 47 a 46, não permitindo que Porto Rico abrisse vantagem. No último quarto, imprimimos nosso ritmo e chegamos a segunda vitória na competição. O importante é que mantivemos a cabeça no lugar para conseguir o quarto resultado positivo na temporada – explicou Anderson Varejão.
– Jogamos bem melhor do que contra a Argentina. Sabíamos que seria uma partida difícil e mantivemos o foco os 40 minutos. Só perdemos a liderança do placar uma vez (47 a 46) e em nenhum momento tivemos nossa vitória ameaçada. Isso comprova a evolução da equipe. Outro fator positivo foi a defesa, que sofreu 70 pontos hoje e 76 contra a Argentina. Contra o Canadá precisamos manter a mesma postura para ganhar e conquistar o título. Estamos no caminho certo e o grupo está mais confiante a cada jogo – disse o ala/armador Leandrinho.
Na preliminar, o Canadá derrotou a Argentina por 86 a 72 (45 a 37), com 14 pontos dos cestinhas Andy Rautins e Jermaine Anderson. O Brasil lidera a competição com quatro pontos (duas vitórias), seguido do Canadá e de Porto Rico com três (uma vitória e uma derrota), e da Argentina com dois (duas derrotas).
De acordo com o regulamento da competição, as quatro equipes jogam entre si, em turno único, sendo campeã a que somar o maior número de pontos. Em caso de duas ou mais equipes terminarem empatadas, o primeiro critério de desempate é o confronto direto. Persistindo a igualdade, valerá o saldo de cestas nos jogos entre as equipes empatadas.