| 26/08/2009 10h46min
Diego Maradona, atual técnico da seleção da Argentina, prepara sua equipe para o grande clássico contra o Brasil, em 5 de setembro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas ao Mundial de 2010. Será um jogo "comparável a uma final de Liga dos Campeões", segundo o ex-jogador. Entre os jogadores da seleção brasileira, Maradona diz que escolheria para o seu time o meia Kaká.
— Do Brasil, gostaria de ter Kaká, que desequilibra. Se fosse o contrário, eles gostariam de ter Messi, certamente — disse.
Maradona, cuja carreira esportiva sempre esteve ligada à rivalidade com o Brasil, estreará no grande clássico com a ida à Copa do Mundo de 2010 em jogo.
— Eles têm o futebol alegre e vistoso, enquanto nós temos garra e muito bons jogadores. Eu digo que aqui não há melhores, estamos os dois, cabeça a cabeça. É preciso levar em conta que os dois dão muitos jogadores ao futebol mundial — disse Maradona ao site oficial da Fifa.
Para Maradona, é "um
clássico sul-americano comparável a uma final de
Liga dos Campeões ou uma final de Eurocopa". Sobre a comparação histórica com Pelé, o argentino comentou:
— Eu joguei 10 anos no futebol europeu, e Pelé jogou no futebol sul-americano. Apesar de ter ganhado Mundiais, jogar na Europa é outra coisa. Embora nem por isso eu seja muito melhor do que ele nem nada pelo estilo. Peguei uma época do futebol espanhol e do futebol italiano que os marcadores eram cães de caça. Tive que enfrentar a morte.
E aproveitou para alfinetar o Rei do Futebol:
— Pelé tinha Coutinho e Rivelino, que para mim estão lá em cima. E depois tinha Jairzinho, Clodoaldo, Gérson, Tostão. Tinha monstros. Mas o importante é que houve uma votação do povo e o deixei em segundo. Isso ninguém vai me tirar. E, no Brasil, houve outra votação na qual também ficou em segundo, atrás de Ayrton Senna. Então, que pare de ser segundo!
O atual técnico da Argentina avaliou o futebol mostrado pelo Brasil na recente Copa das
Confederações, da qual os brasileiros saíram campeões.
— Jogou muito bem. Acho que custou encontrar a volta do lado esquerdo, onde testou com Kleber, André Santos e até com Daniel Alves. Por isso, acho que agora Dunga convocará Marcelo, do Real Madrid. Mas Felipe Melo esteve muito bem, assim como Luís Fabiano e Kaká. Maicon é um trator, e Robinho sempre que tem a bola e vai para a frente, mira nos olhos. É uma equipe dura — disse.
Questionado sobre o palpite para a partida de 5 de setembro, declarou:
— Não acredito nisso de adivinhar resultados. Mas o que posso dizer é que nós buscamos a classificação nesta partida — concluiu.