| 24/08/2009 15h05min
Em ato realizado nesta segunda-feira, no Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius outorgou a medalha João Saldanha ao goleiro Victor, do Grêmio. O jogador foi um dos campeões da Copa das Confederações, encerrada em junho passado, em Johannesburgo, na África do Sul.
O jogador agradeceu à homenagem:
– Sinto-me honrado em poder fazer parte deste grupo seleto que recebeu a medalha e em poder representar não só o Grêmio, mas todo o Estado do Rio Grande do Sul – disse Victor ao receber a distinção.
– É um reconhecimento que o Rio Grande do Sul faz ao Victor – afirmou Yeda ao ressaltar o fato de a medalha João Saldanha ser uma distinção "de mérito, de merecimento por quem pratica um esporte de maneira integral, com qualidade, talento e responsabilidade, como o Victor".
O secretário extraordinário da Copa 2014 e ex-presidente do Grêmio, Paulo Odone, elogiou o atleta.
– Victor, além do desempenho, é espelho para os outros. Jamais vai se encontrar o Victor que não seja em condições de contribuir, com liderança e seriedade – afirmou o secretário.
A medalha João Saldanha homenageia pessoas que tenham destacada atuação em favor das atividades esportivas - individuais ou coletivas -, com classificação honrosa em eventos nacionais ou internacionais.