| 21/08/2009 22h53min
O Figueirense perdeu em casa e deixou escapar a chance de voltar ao G-4 da Série B do Brasileirão. O Alvinegro perdeu para o São Caetano por 2 a 0, na noite desta sexta-feira, dia 21, no estádio Orlando Scarpelli, pelo encerramento do turno da competição. Washington e Xuxa anotaram os gols do Azulão no segundo tempo de partida.
>>> Assista aos gols no site da RBS TV
Com o resultado, o Figueira caiu para a sexta posição da tabela, com 29 pontos. Já o time paulista chegou aos 30 com a sexta vitória consecutiva e assumiu o quarto lugar na classificação da Segundona.
O jogo
Mesmo com o vento forte e o frio desta noite em Florianópolis, a torcida compareceu para empurrar o
Figueirense contra o Azulão. O time da casa conseguiu encaixar alguns ataques no primeiro tempo, mas não
teve sucesso nas finalizações. Enquanto o os visitantes não deram muito trabalho para Dalton, substituto do goleiro Wilson, que está lesionado.
Aos sete minutos, o meia Fernandes recebeu na meia-lua, em frente ao gol, e mandou a bomba por cima da meta adversária. No minuto seguinte, Rafael Coelho armou a jogada e passou para Douglas na entrada da área, mas o atacante não conseguiu dominar.
Fernandes arriscou novamente aos 12. O capitão alvinegro roubou a bola de Adriano, dominou e chutou do bico esquerdo da área. A bola, no entanto, passou rasteira à direita da trave de Luiz.
O São Caetano respondeu três minutos depois. Em um cruzamento na área, Washington cabeceou por cima do travessão de Dalton. O Figueira teve uma nova chance aos 20: Lucas recebeu lançamento, foi até a meia-lua, mas chutou fraco contra a meta da equipe paulista.
Em um lance polêmico, Edson sofreu falta na lateral, e o árbitro mandou o jogo
seguir. A torcida se indignou no Scarpelli.
Pouco depois, até o técnico Roberto Fernandes se revoltou quando a bola encostou no braço de um jogador do Azulão na área do Figueirense e a infração não foi marcada.
Aos 35, Lucas passou para Douglas que, da entrada da área, chutou cruzado, mas o goleiro Luiz caiu para espalmar e salvar a meta paulista.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Azulão não demorou para abrir o placar. Aos 4 minutos, em cruzamento na área, Washignton se jogou para cabecear no canto inferior esquerdo do goleiro do Figueira.
Dois minutos depois, o time da casa quase deixou tudo igual. Na cobrança de falta a favor dos anfitriões, o goleiro Luiz se desequilibrou mas teve a sorte de a bola cair em seus braços.
Depois de tomar o gol, os comandados de Roberto Fernandes começaram a ter mais volume de jogo. Porém, a grande quantidade de passes errados e a falta de pontaria impediram o Alvinegro de
empatar a partida. Aos 17, Fernandes deu um belo passe para Massari, que
foi à linha de fundo e cruzou errado, perdendo uma boa oportunidade.
Logo em seguida, o São Caetano chegou com perigo. Artur cruzou na área procurando por Washington. Carlinhos, no entanto, apareceu para cortar e mandar para lateral. A partir daí, o Figueirense se mostrou melhor em campo, mas não conseguiu chegar ao gol de empate.
Para revoltar ainda mais a torcida presente no Scarpelli, que já protestava contra a diretoria, o Azulão marcou o segundo no finalzinho. Xuxa, que havia acabado de entrar, recebeu o passe de Eduardo Ramos dentro da área e mandou para dentro das redes: 2 a 0 para o São Caetano.
Após o apito final, um cabisbaixo Fernandes disse:
— É frustrante, pois a gente não conseguiu vencer e a torcida está triste com isso.
FICHA TÉCNICA
Figueirense
(0)
Dalton; Toninho, Roger Carvalho (Paulo Sérgio) e Edson; Lucas, Carlinhos, Paulinho (Jairo), Fernandes e Massari;
Douglas (Marcelo) e Rafael Coelho.
Técnico: Roberto Fernandes.
São Caetano (2)
Luiz; Artur, Anderson Marques, Marcelo Batatais e Bruno Recife; Adriano, Jairo, Eduardo Ramos e Éverton Ribeiro (Wendell); Vandinho e Washington (Xuxa).
Técnico: Antônio Carlos
Gols: Washington, aos quatro minutos, e Xuxa, aos 43 minutos do segundo tempo (S)
Cartões Amarelos: Toninho, Roger Carvalho, Paulinho e Massari (F). Vandinho, Eduardo Ramos e Anderson Ramos (S)
Público total: 5.933
Renda: R$ 23.005,00
Arbitragem: Andrey da Silva e Silva (PA), auxiliado por José Javel Silveira e João L. Monteiro de Souza Jr, ambos do
RS
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)