| 21/08/2009 14h11min
As brasileiras Maurren Maggi e Keila Costa conseguiram bons resultados e se classificaram com tranquilidade para a final do salto em distância do Mundial de Atletismo de Berlim. Maurren conseguiu a marca de 6m68cm (a quinta melhor), enquanto Keila saltou 6m66cm (a sétima). As duas atletas aproveitaram para conseguirem suas melhores marcas no primeiro salto, antes da forte chuva que caiu no Estádio Olímpico.
Desde os Jogos Olímpicos de Pequim, quando tornou-se a primeira brasileira campeã olímpica, Maurren Maggi não vive uma boa fase. Uma lesão no joelho direito tem impedido que a brasileira se aproxime da sua melhor marca (7m26cm). Mas, embora seu melhor salto na temporada seja de 6,90m, a paulista de 33 anos veio ao Mundial de Berlim disposta a lutar pela inédita medalha de ouro do Brasil em mundiais.
Nas eliminatórias desta sexta, Maurren pediu as palmas da torcida, fez o sinal da cruz e saltou o suficiente para garantir sua classificação na final. Com um
estabilizador de patela para
proteger o joelho direito, ela fez 6m68cm logo em sua primeira tentativa.
— Eu esperava até mais um pouco. Talvez o tempo não tenha ajudado muito. Tinha muito vento contra e uma goteira incrível. Mas ainda tem muita coisa para melhorar. Final é final e muda muita coisa — disse Maurren, um pouco antes de deixar as pistas.
A melhor das eliminatórias foi a portuguesa Naide Gomes, que atingiu 6,86m em sua segunda tentativa. A saltadora russa vice-campeã olímpica Tatyana Lebedeva também se destacou ao garantir vaga na final logo em seu primeiro salto (6m76cm). A distância mínima exigida para se classificar direto para a final é de 6m75cm.
As informações são do site Globoesporte.com.