| 14/08/2009 14h10min
A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) decidiu adiar até a próxima terça a decisão sobre os cinco atletas jamaicanos que deram resultado positivo devido a um estimulante no torneio nacional e foram absolvidos pela Comissão Antidoping da Jamaica. Os atletas envolvidos são Sheri-Ann Brooks, Yohan Blake, Marvin Anderson, Lansford Spence e Allodin Fothergill. Os exames deram positivo para metil-hexanamida no torneio nacional, disputado em junho.
– O Comitê de Apelação da Comissão Antidoping Jamaicana, formado por três pessoas, deve se reunir na segunda na Jamaica. Vamos esperar sua resolução – anunciou o secretário-geral da IAAF, Pierre Weiss, ao final de uma reunião com a Federação Jamaicana, em Berlim.
A absolvição se baseia no fato de que a substância detectada nos controles não é registrada pelo nome na lista de produtos e métodos proibidos da Agência Mundial Antidoping (Wada). Porém, tem uma estrutura química semelhante a outros estimulantes que estão incluídos na relação.
– Não temos outra solução a não ser absolver estes atletas, porque a substância não está na lista proibida da Wada – disse o presidente do Comitê Disciplinar da Comissão Antidoping da Jamaica, Kent Gammon.
Yohann Blake é uma das grandes esperanças entre os velocistas da equipe da Jamaica. O atelta tem 19 anos e treina junto com Marvin Anderson e Usain Bolt. As informações são do site Globoesporte.com.