| 12/08/2009 11h09min
Ex-recordista mundial dos 100m, o jamaicano Asafa Powell foi excluído da lista de participantes no Mundial de Atletismo de Berlim a pedido da Federação Jamaicana, anunciou Pierre Weiss, secretário-geral da Associação das Federações Internacional de Atletismo (IAAF). Segundo Weiss, o pedido de retirada do Mundial, que começa neste sábado, afeta outros cinco atletas, entre eles Shelly-Ann Fraser, campeã olímpica dos 100 metros. As informações são do GloboEsporte.com.
A medida foi adotada como punição aos atletas do técnico Stephen Francis. Eles finalizaram sua preparação em Lignano Sabbiadoro (Itália), em vez de se unirem ao restante da delegação jamaicana, incluindo o recordista mundial dos 100 e 200 metros e dono de três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Usain Bolt, em Nuremberg (Alemanha).
O presidente da Federação Jamaicana, Howard Aris, não quis comentar a notícia. O caso aconteceu pouco depois da detecção de doping em cinco velocistas jamaicanos.
Sheri-Ann Brooks, a grande promessa Yohan Blake, Marvin Anderson, Lansford Spence e Allodin Fothergill, flagrados pelo uso do estimulante metilhexanamina no campeonato nacional em junho em Kingston, foram inocentados pela comissão antidoping do país. Brooks foi absolvida por uma irregularidade na análise da mostra B e os outros quatro atletas porque a metilhexanamina não figura na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada).
Asafa Powell e outros cinco atletas foram cortados por não integrarem a delegação
Foto:
Sang Tan, AP