| 11/08/2009 00h32min
Retomada. Foi essa uma das palavras mais pronunciadas pelo técnico Tite na entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0 sobre o Sport na noite desta segunda-feira, no Beira-Rio. Segundo o técnico, o time está se reencontrado após o momento de turbulência vivido há cerca de duas semanas, quando o vice de futebol Fernando Carvalho chegou a falar em “estado de emergência” e "sacudida no vestiário".
— O time está se reajustando. Se um atleta sai, já modifica toda a estrutura de uma equipe — justificou o técnico. — A saída do Nilmar modificou as características do nosso ataque — exemplificou.
A volta da confiança ao grupo de jogadores também foi destacada pelo técnico. A vitória sobre o Sport foi a terceira consecutiva do time, que antes havia batido Barueri e Oita Trinita, pela Copa Suruga. Uma sequência positiva dessas não acontecia desde maio.
— Quando os resultados vêm, os atletas começam a render de forma mais natural — afirmou Tite.
Outros aspectos comemorados foram a marcação apresentada contra o Sport e o rendimento físico do time. Mesmo após a desgastante viagem de ida e volta ao Japão, onde o clube foi disputar a Copa Suruga, o time não cansou no segundo tempo, como vinha ocorrendo. Os méritos são do preparador físico Fabio Mahseredjian e também dos médicos e fisiologistas do clube.
— A retomada passou pelo sentido coletivo de marcação (...) Outra questão que quero destacar é o aspecto físico. Quero agradecer ao Fabio (Mahseredjian), pelo processo de recuperação da equipe, e ao departamento médico e de fisiologia.
Por fim, Tite afirmou que o Inter segue na briga pelo título do Brasileirão. Com o resultado desta segunda-feira, o time voltou ao grupo dos quatro melhores classificados na tabela e com 30 pontos ficou a cinco do líder Palmeiras, mas com um jogo a menos.
— O Inter quer estar no G4 nas últimas nove, 10 rodadas do campeonato. A partir daí vai dar o “atropelão” do campeão. Essa é uma convicção que eu tenho. O time tem de manter um padrão de competitividade alto e um sistema defensivo forte como nesses últimos três jogos. Aí começa a aparecer individualidade — projetou Tite.
RÁDIO GAÚCHA E CLICESPORTES