clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/08/2009 19h48min

Projeto visa adequar calendário brasileiro ao europeu

Em 30 dias, Ministério do Esporte e CBF prometem apresentar estudo com as alterações

Em 30 dias, um projeto para adequar o calendário do futebol brasileiro ao do europeu vai ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior. A medida foi resultado de uma reunião entre os dois políticos e que ainda contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, nesta sexta-feira, em Brasília.

Na semana passada, o presidente da CBF se viu mais uma vez pressionado para promover a mudança no calendário do futebol brasileiro, quando Lula reclamou do êxodo de jogadores no meio do Campeonato Brasileiro. O político estava inconformado, principalmente, com a perda de quatro jogadores de seu clube de coração, o Corinthians.

– Ou tem uma lei proibindo a venda de jogadores no meio do campeonato ou você muda o calendário brasileiro para que seja compatível com a abertura de janelas do mercado externo. Alguma coisa nós vamos fazer – disse Lula.

Nesta sexta, tanto Lula quanto o presidente da CBF não se pronunciaram após o encontro. Coube ao ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, falar sobre as decisões.

– No Brasil, no meio do campeonato, os melhores atletas por vezes saem do país. E estamos procurando solucionar esse problema – ressaltou o ministro do Esporte.

No site oficial da CBF, a reunião foi descrita como "passo inicial para uma ampla radiografia que será feita do futebol brasileiro. A partir desse levantamento, ficou acertado que serão tomadas as decisões que se fizerem pertinentes aos problemas encontrados."

Por causa dos compromissos comerciais assinados, a adequação do calendário brasileiro ao europeu só deve ocorrer em 2012, de acordo com Orlando Silva. Um dos obstáculos é a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Nacional até 2011, que é contra a mudança. Nesta sexta, a emissora limitou-se a dizer que analisará as propostas apresentadas, antes de se pronunciar.

LANCEPRESS!
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.