| 06/08/2009 07h10min
Companheiro de Edu no Betis de 2006 a 2008, o ex-colorado Rafael Sobis aprovou a nova contratação do Inter. Segundo o jogador, trata-se de um atacante de “alto nível”, que tem tudo para se tornar ídolo da torcida colorada como foi no clube espanhol.
Revelado pelo São Paulo, Edu está desde 2000 na Espanha. Ficou até 2004 no Celta, de Vigo. Depois, acabou vendido ao Betis, onde ficou durante cinco anos. Nesse período, disputou mais de 250 jogos e marcou 63 gols.
— O Edu saiu cedo do Brasil e talvez muita gente não o conheça, mas é um espetáculo de jogador e de pessoa. O Inter fez uma ótima contratação — afirma Sobis.
Edu foi repatriado para substituir Nilmar, vendido recentemente ao Villarreal (ESP). Segundo Sobis, as principais características do atacante são a força, a velocidade e o bom chute. No Betis, ele atuava mais como segundo atacante, mas também fazia a função de articulador quando necessário.
— Ele é um jogador forte, rápido, com bom um chute e uma cabeçada muito potente. Na Espanha é um pouco diferente, mas ele pode jogar tanto enfiado lá na frente como fazendo a “correria” — explica.
Apesar de não ser mais um garoto (Edu tem 30 anos), Sobis garante que o atacante não é mais um jogador que retorna da Europa em fim de carreira. O recente histórico de lesões do atacante também não seria motivo de preocupação. Na última temporada, Edu ficou sete meses parado se recuperando de uma ruptura muscular na coxa direita.
— O Edu se cuida. Ele é um cara religioso, de família, que não vai para a balada. Quanto a isso, a torcida não precisa se preocupar.
No Beira-Rio, Edu irá enfrentar a concorrência de Taison, Alecsandro e Bolaños na briga pela titularidade. Para Sobis, ele está em condições de brigar pela vaga no time de Tite e formaria uma boa dupla tanto com Taison quanto com Alecsandro, pois pode jogar em qualquer posição lá na frente.
— Acho que ele combinaria com os dois (Taison e Alecsandro), sem problemas. Ele vai precisar de um tempo de readaptação ao futebol brasileiro, porque está há muito tempo fora. Mas acho que não vai ter problema nenhum, pois é um grande jogador — define.