| 27/07/2009 16h08min
A decisão da FIA de suspender a Renault do GP da Europa como punição pelo fato de uma roda do carro de Fernando Alonso ter se soltado durante o GP da Hungria não foi bem aceita pela organização da próxima prova do campeonato. Isto porque a disputa será realizada no Circuito de Valência, o que atrairia os fãs do bicampeão em peso para as arquibancadas. As informações são do GloboEsporte.com.
A equipe francesa já recorreu à decisão, e o julgamento está marcado para o dia 23 de agosto, antes do GP da Europa. Jorge Martinez Aspar, um dos organizadores da prova, disse entender o motivo da punição, mas pediu para que a FIA pense nos fãs de Alonso.
– Nós acreditamos que a FIA também deve pensar nos fãs, e, como todo mundo sabe, muitos deles já compraram ingressos para ver Fernando Alonso correndo em Valência. Nós acreditamos que eles não devem ser prejudicados por esta decisão. Nós vamos observar de perto o veredicto da apelação e estamos em contato com a Federação Espanhola, com a Renault e com os empresários de Alonso. Queremos tê-lo no Grid em Valência – disse Aspar, em entrevista à revista especializada Autosport.
A Renault confirmou que vai apelar da decisão da FIA de banir a equipe do GP da Europa. A punição foi dada por causa dos eventos que causaram a roda de Fernando Alonso se soltar durante a corrida na Hungria.
O espanhol da Renault liderava a prova e foi o primeiro a fazer seu pit stop, na 12ª volta. Mas um erro do mecânico responsável pela roda dianteira direita não afixou bem a porca e o piloto teve problemas na volta à pista. Primeiro, sua calota voou. Depois, foi a vez da própria roda, que ficou quicando na grama durante alguns segundos. Ele se arrastou para os boxes, onde trocou os pneus, mas abandonou a prova na volta seguinte.
Segundo um comunicado liberado pelos comissários neste domingo, a Renault infringiu vários itens do regulamento da Fórmula-1. Eles falaram com representantes da equipe duas vezes após a corrida. O documento diz que o time sabia que o carro número 7 tinha sido liberado do pit stop sem uma das porcas na posição, o que indicava que a roda não estava propriamente presa.
Ainda de acordo com o comunicado, a Renault, mesmo sabendo disso, falhou em tomar uma atitude para impedir que o carro saísse dos boxes, em informar o piloto do problema, mesmo quando ele contatou o time achando que estava com um pneu furado. A equipe teria infringido o Artigo 3.2 do regulamento esportivo, e o Artigo 23.1 (liberar o carro dos boxes sem segurança).