| 22/07/2009 14h27min
Depois da virada fora de casa que decretou o rebaixamento do Marcílio Dias, o Brasil de Pelotas depende de uma vitória para se classificar à próxima fase da Série C do Brasileirão sem depender de outros resultados. No domingo, pela última rodada da primeira fase, o Xavante recebe o Marília, no Estádio Bento Freitas.
Com 13 pontos, e um jogo a mais, o Brasil-Pe lidera o Grupo D. Entre cinco participantes, apenas os dois primeiros passam para as quartas-de-final da competição.
O Marília, adversário de domingo, tem 12 pontos, enquanto o Caxias tem 10, e o Criciúma aparece com 7.
Se vencer, o Brasil-Pe vai a 16 pontos, e poderia ser alcançado apenas pelo Caxias, garantindo uma das duas vagas para a fase de mata-mata.
Empate ou derrota não eliminam o Brasil-Pe, mas a equipe precisaria torcer por outros resultados na rodada do dia 2 de agosto, quando os adversários recuperam a partida a menos em comparação com o Xavante, podendo ser ultrapassado. Em caso de vitória do Criciúma em cima do Caxias, as duas equipes só conseguiriam chegar a 13 pontos no máximo. Ainda assim, o Marília poderia tomar a ponta, mas o Xavante ficaria em segundo, garantindo a vaga.
Brasil-Pe e Marília jogam às 16h de domingo, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. No mesmo horário, Criciúma e Caxias se enfrentam em Santa Catarina. O rebaixado Marcílio Dias folga neste final de semana.
Atualizada às 15h40min.