| 20/07/2009 08h25min
Brasil, Argentina e Cuba põem à prova a confiança em suas renovadas equipes na fase final da Liga Mundial de vôlei, que será disputada entre 22 e 26 de julho na Beograd Arena, de Belgrado, na 20ª edição da competição. As três seleções fazem parte do Grupo F, e as duas melhores continuam na competição.
O Brasil - primeiro em seis das últimas oito edições - perdeu no ano passado no Rio de Janeiro a disputa de terceiro lugar para a Rússia, e ficou fora do pódio após ter vencido a Liga Mundial nas cinco edições anteriores de forma consecutiva.
A seleção brasileira também tinha perdido a final olímpica de Pequim para os Estados Unidos, e a equipe acabou sendo renovada, saindo nomes como o levantador Marcelinho, o meio-de-rede André Heller, o oposto Anderson e o também meio-de-rede Gustavo Endres.
O técnico Bernardinho formou um novo time, no qual incluiu o ponteiro Giba. A equipe se classificou para Belgrado com o melhor balanço de todos: apenas uma derrota.
A Argentina também renovou a equipe através do técnico Javier Weber, que manteve alguns veteranos, como Pablo Meana, Gabriel Arroyo e Alejandro Spajic, mas deu entrada às novas promessas do vôlei argentino.
Já Cuba é uma equipe em permanente renovação que, desde 2005, não ia para a fase final da Liga Mundial.
No Grupo E estarão Estados Unidos, atual campeão olímpico, Sérvia e Rússia.
EFE