| 19/07/2009 16h15min
O técnico Bernardinho definiu os 14 jogadores da seleção brasileira de vôlei para a disputa da fase final da Liga Mundial, entre 22 e 26 deste mês em Belgrado. Viajarão à capital sérvia os seguintes jogadores: Bruninho e Marlon (levantadores), Leandro Vissotto e Rivaldo (opostos), Murilo, Giba, Thiago Alves e João Paulo Tavares (pontas), Lucas, Rodrigão, Éder e Sidão (meios-de-rede), Serginho e Mario Júnior (líberos).
Acabou excluído da lista o ponta Leo Mineiro, que será submetido a uma pequena cirurgia no cotovelo. Ele poderá ser aproveitado no Sul-Americano, em setembro. Bernardinho também admitiu que o time titular será o que começou jogando a partida com a Venezuela no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte: Bruninho, Leandro Vissotto, Murilo, Giba, Rodrigão e Lucas, com Serginho como líbero.
Os brasileiros tentam o oitavo título da Liga e querem se igualar aos italianos como maiores vencedores de toda a história da competição. A seleção venceu nos anos de 1993,
2001, 2003, 2004, 2005,
2006 e 2007. Fechando como líder do grupo D com 33 pontos após as vitórias deste fim de semana sobre os venezuelanos, o Brasil está na chave F da fase final. A equipe estreia contra os cubanos, na próxima quinta, e um dia depois pega a Argentina. A semifinal é sábado, e a decisão domingo.
O grupo E tem Sérvia, Estados Unidos e Rússia. Os americanos venceram o Brasil na final dos Jogos de Pequim e eliminaram a equipe na semifinal da Liga Mundial do ano passado, conquistando posteriormente o título.