| 08/07/2009 19h56min
Cruzeiro e Estudiantes entram em campo na noite desta quarta-feira, às 21h50min, na Argentina, para começar a decidir quem será o campeão da Libertadores. Mas não será a primeira vez que os dois times irão se enfrentar na competição. Na primeira fase, os argentinos venceram em casa os brasileiros por 4 a 0. O jogo estava marcado para às 21h50min, mas a delegação do time mineiro só conseguiu chegar no Estádio Ciudad de La Plata às 22h. Os jogadores tiveram que realizar o aquecimento dentro de campo e a partida começou às 22h20min. O ocorrido se deu por causa do trânsito. Para evitar o mesmo problema, um esquema especial foi montado para a equipe chegar até o local do jogo.
Um planejamento envolvendo a Polícia Militar de Minas Gerais e a polícia da província de Buenos Aires foi articulado na segunda-feira, dois dias antes da data do jogo. O ônibus com o time brasileiro será escoltado por batedores e o tempo previsto para chegar até o estádio é de uma hora e 15 minutos - na
primeira
fase, o time demorou três horas no mesmo percurso. A distância do hotel até o palco da final é de 70km.
A previsão de saída do hotel é 19h. Uma rota alternativa foi traçada para evitar problemas inesperados. A chegada prevista em La Plata é 20h15min. As informações são do site globoesporte.com.