| 07/07/2009 10h57min
O Cruzeiro decidiu viajar à Argentina ainda nesta terça-feira para enfrentar o Estudiantes em jogo de ida pela final da Copa Libertadores. Por outro lado, diante do temor da gripe suína, a equipe se isolará em um hotel de Buenos Aires e não fará nenhuma saída nem treino antes da partida. A primeira partida da decisão será às 21h50min desta quarta, em La Plata.
Depois que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou que o jogo será disputado em La Plata, apesar do pedido do Cruzeiro para ser transferido a um país menos atingido pela gripe, a direção do clube adotou várias medidas para reduzir a exposição à doença.
O Cruzeiro chegou a pensar na possibilidade de só viajar no dia do jogo, mas, quando viu que isso deixaria os jogadores cansados, decidiu antecipar a viagem. A equipe viajará em um voo que parte de Goiânia às 14h e faz escala em Belo Horizonte, antes de prosseguir para a capital argentina. De Buenos Aires, a equipe irá a La Plata de ônibus, pouco antes da partida.
– A delegação ficará hospedada em um andar isolado do Hotel Caesar Park, em Buenos Aires, com todas as medidas de higienização necessárias – diz nota publicada pelo site oficial do clube. – O Cruzeiro não treinará na Argentina e, assim que terminar o jogo, deixará o estádio Ciudad de La Plata em direção ao Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, para retornar imediatamente ao Brasil – completa o texto.
De acordo com a nota, os jogadores ficaram mais tranquilos após ouvir os médicos e os diretores do clube sobre as medidas preventivas adotadas.
– Os jogadores ficam apreensivos com essa epidemia que está ocorrendo na Argentina. Os focos são muitos. Mas a diretoria passou todas as informações, está fazendo de tudo para a gente ter o mínimo de contato possível fora do hotel e na viagem também – afirmou o goleiro e capitão Fabio.
A expansão da gripe suína obrigou as autoridades sanitárias argentinas a ordenar o fechamento de espaços públicos como teatros, restaurantes eu shoppings, mas não estádios de futebol.