| 26/06/2009 22h48min
Boas lembranças levam a seleção brasileira de vôlei de volta à Polônia. Foi lá, na cidade de Katowice, que os comandados de Bernardinho conquistaram, por duas vezes, o título da Liga Mundial, em 2001 e 2007. Neste sábado, a equipe verde-e-amarela encara os donos da casa, em partida válida pela terceira rodada da fase intercontinental da competição, desta vez em Lodz. As informações são do site GloboEsporte.com.
E o jogo, que acontece às 11h30m (horário de Brasília) marcará também a inauguração do ginásio New City Hall. Dois remanescentes da equipe que levou os dois ouros no país esperam um grande jogo, além da festa da torcida polonesa.
– É sempre bom estar em jogos como esses. Todo jogador gosta de ginásio cheio e de torcidas vibrantes como a brasileira e a polonesa – afirmou o líbero Serginho.
– Já joguei aqui algumas vezes pelo campeonato europeu. Realmente os poloneses sabem fazer uma bela festa. Acredito que nestes dois jogos não será diferente, já que ainda tem o tempero de uma estreia de ginásio – disse Giba.
Não diferente do que pensam os jogadores, o técnico Bernardinho também acha que o jogo será especial. E ele ainda dá uma dica para o sucesso do Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016.
– Sempre é uma honra jogar na Polônia. É o lugar onde os torcedores mais se aproximam do jeitinho brasileiro. Ainda mais sendo o primeiro jogo de um ginásio como esse. Nós, brasileiros, que estamos pleiteando os Jogos Olímpicos de 2016, devemos nos espelhar e tentar construir instalações como esta.
O treinador brasileiro sabe que a diferença de pontos entre as equipes pode fazer com que a Polônia venha para cima. O Brasil é o primeiro do grupo D, com 11 pontos. Os adversários deste fim de semana estão em segundo, com cinco.
– Não somos os melhores do mundo hoje e estamos vivendo uma situação de renovação, assim como a Polônia. Na primeira partida contra a Finlândia, não jogamos bem, mas seria presunção minha afirmar que só isso contribuiu para o placar final. A Finlândia jogou muito bem e nós tínhamos um time mexido. Promovemos a entrada do Giba e a do Rodrigão, que treinaram muito menos que o restante do grupo e ainda precisavam de entrosamento e ritmo. Espero que façamos partidas melhores aqui e no restante da competição - conclui Bernardinho, que ainda não definiu a equipe que começará a primeira partida contra a Polônia., que conta com a volta dos meios-de-rede Grzyb e Kadziewick.
No domingo, as duas equipes jogarão novamente no mesmo local e horário. Depois desses confrontos, a seleção brasileira embarca para a Finlândia, onde faz os jogos de volta contra os donos da casa.
Bernardinho, com Sidão na foto, comanda o Brasil em mais uma competição
Foto:
Silvio Ávila, divulgação