| 23/06/2009 07h10min
O confronto entre Grêmio e Cruzeiro nas semifinais da Copa Libertadores reúne duas equipes que mantêm a base do início do ano – principalmente o time mineiro. No lado Tricolor, a maior mudança foi a chegada do treinador Paulo Autuori e a mudança de esquema para o 4-4-2. Pelos mineiros, a principal novidade foi a entrada de Gérson Magrão na lateral esquerda.
O Grêmio estreou na Libertadores em 25 de fevereiro, no empate sem gols em casa contra o Universidad de Chile. Na partida, o técnico Celso Roth começou com: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Adilson, Tcheco, Souza e Jadilson; Jonas e Alex Mineiro. Nas partidas seguintes, Maxi López e Fábio Santos ganharam titularidade nas vagas de Jadilson e Alex Mineiro, respectivamente.
Com a demissão de Roth, o técnico Marcelo Rospide ficou como interino cerca de dois meses. Durante o período em que comandou a equipe, por sete jogos, o técnico pouco mexeu: só colocou o zagueiro Rafael Marques como líbero e deixou Rever mais para o lado esquerdo da defesa.
Autuori chegou e, aos poucos, foi mudando do 3-5-2 para o 4-4-2. Como novidades, o Grêmio contratou o volante Túlio e negociou Reinaldo e Diogo. Além disso, Alex Mineiro voltou a ganhar chance como titular e Jonas foi para o banco.
O time base atual do Grêmio tem: Victor; Ruy, Léo, Rever e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Tcheco e Souza; Maxi López e Alex Mineiro.
Já a partida de estreia do Cruzeiro na Libertadores foi em 19 de fevereiro, na goleada de 3 a 0 sobre o Estudiantes de La Plata. Adilson Batista escalou a equipe com: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Fernandinho; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Wagner; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Durante o jogo, o treinador promoveu a estreia do atacante Kléber.
O principal problema do técnico Adilson Batista se tornou a lateral esquerda. Como o treinador não pode contar com Sorín, Fernandinho e Athirson, lesionados, Gérson Magrão foi efetivado na função, mas tem dado conta do recado. Na zaga, o técnico colocou Léo Fortunato na vaga de Thiago Heleno, por questões técnicas.
A lista no departamento médico cruzeirense é completada pelos atacantes Thiago Ribeiro e Soares, pelo volante Fabrício e o zagueiro Gustavo. Este último já teve a inscrição trocada pelo recém contratado Fabinho, ex-Corinthians.
O time base do Cruzeiro tem: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Leo Fortunato e Gérson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Wellington Paulista.
Na primeira partida da semifinal, que será realizada às 21h50min desta quarta-feira, no Mineirão, as duas equipes não poderão contar com Victor e Ramires, com a Seleção Brasileira. Mas ambos estarão para o jogo de volta em 2 de julho, no Olímpico. O meia do Cruzeiro fica no clube até o final da disputa da Libertadores. Depois, ele vai para o Benfica, de Portugal.
Autuori e Adilson travarão duelo nas semifinais da Libertadores
Foto:
Arte com fotos Mauro Vieira e Divulgação, VipComm