| 17/06/2009 15h05min
Depois das batalhas contra Colo Colo, no Chile, e Sport, na Ilha do Retiro, o Palmeiras pisa no gramado do Centenário, em Montevidéu, às 19h20min (horário de Brasília) desta quarta, com a responsabilidade de se classificar para as semifinais da Copa Libertadores e manter vivo o sonho do bi na semana do aniversário de 10 anos da conquista de 1999.
Sem perder há cinco partidas, o Alviverde precisa de uma vitória ou empate por dois ou mais gols para avançar na competição, já que o jogo de ida, no Palestra Itália, terminou em 1 a 1. Além de precisar acabar com os 100% de aproveitamento do Nacional jogando em casa na competição, o Palmeiras tem de por fim na invencibilidade do adversário no campeonato sul-americano. Nas sete partidas que disputou em seus domínios, os comandados de Gerardo Pelusso fizeram sete gols e sofreram apenas dois.
Depois dos 3 a 1 sobre o Cruzeiro no último domingo, Vanderlei Luxemburgo declarou que vai manter a equipe no 3-5-2 para a partida decisiva em Montevidéu. O técnico deve escalar Marcão ao lado de Danilo e Maurício Ramos na zaga, Wendel na ala direita, e no ataque, Keirrison ao lado de Willians, que voltou ao time contra os mineiros depois de cinco jogos fora.
Do lado do Nacional, que caiu por 3 a 0 para o Central Español na última rodada do Torneio Clausura, no Centenário, o volante Álvaro Fernández e o atacante Sergio Blanco não jogam devido a uma forte gripe. Porém, Gustavo Biscayzacú, conhecido como "Grillo", e o lateral esquerdo Federico Domínguez, que não atuou em São Paulo por causa de contusão, estão em condições de jogo.
O Nacional tenta colocar um clube uruguaio nas semi da Libertadores depois de 20 anos. Danúbio foi o último, em 1989.
Última vez no Uruguai
Em 1998, pela Copa Mercosul, Nacional e Palmeiras se enfrentaram pela última vez no Centenário, ainda pela fase de grupos. Com gols de Oséas, Magrão (2), Tiago Silva e Juliano, o Alviverde aplicou 5 a 0 no adversário desta quarta.
LANCEPRESS