| 08/06/2009 16h28min
Começou nesta segunda-feira, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, o 1° Seminário para as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do presidente do Comitê Organizador da Copa, Ricardo Teixeira, e do ministro do Esporte, Orlando Silva, que discursaram para os representantes dos comitês locais das 12 cidades. De acordo com o repórter da Rádio Gaúcha Sérgio Guimarães, a comitiva gaúcha aproveita para pleitear informalmente a organização da Copa das Confederações de 2013.
Liderado pelo secretário José Fortunati, o comitê gaúcho conta ainda com as presenças do presidente do Inter, Vitorio Piffero, Emídio Ferreira, vice-presidente de patrimônio do Inter, a gerente da ação Copa do Mundo do Governo do Estado, Rejane Alievi, e o gestor técnico da secretaria extraordinária da Copa de 2014, arquiteto Newton Baggio.
Segundo Guimarães, os representantes gaúchos aproveitaram um intervalo para conversar com Ricardo Teixeira e
foram muito bem
recebidos pelo presidente da CBF. Ainda de acordo com o repórter, Fortunati revelou que não há nada concreto sobre a possibilidade de a Arena do Grêmio ainda ser incluída como sede.
Após a abertura oficial do seminário, teve início o processo de reuniões individuais com os representantes de cada uma das cidades, a fim de tratar de questões específicas, em especial requisitos técnicos referentes aos estádios e à infra-estrutura básica necessária. A vez de Porto Alegre será das 18h às 20h de terça-feira.
Pela manhã, as 12 cidades-sede tiveram o primeiro contato com os integrantes do comitê organizador. Nestes encontros, tomaram ciência dos prazos estabelecidos:
• Até 31 de agosto: editais terão que ser publicados, com as listas de quais cidades vão participar, quais vão receber verba pública, e outras informações
• Até 30 de novembro: contratos para adaptações legais terão que ser assinados e apresentados (por exemplo, se o Inter
quiser construir um shopping no seu estádio, a
alteração precisará estar aprovada)
• Janeiro e fevereiro de 2010: início das obras
• Dezembro de 2012: conclusão das obras
Confira gráficos sobre a Copa na capital gaúcha: