| 08/06/2009 08h59min
O Comitê Organizador da Copa 2014 promove de segunda a quarta no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, seminário para as 12 cidades-sede do Mundial. O objetivo do evento é discutir questões referentes à construção e reforma de estádios e mobilidade urbana. O secretário especial do Mundial em Porto Alegre, José Fortunati, mantém a confiança de que a capital gaúcha poderá receber jogos em dois estádios: Beira-Rio, do Inter, e Arena, do Grêmio.
— Hoje o estádio referência para a Copa 2014 é o Beira-Rio. O que existe é um pedido formal da governadora Yeda Crusius e do prefeito José Fogaça, que nós vamos hoje reiterar, é de que além dos jogos que vão ocorrer no Beira-Rio, tenhamos também jogos na nova Arena do Grêmio. Das 18 copas realizadas, já tivemos mais jogos em dois estádios na mesma cidade. Não seria uma exceção, mas um reconhecimento a Porto Alegre — declarou.
Fortunati acredita que pode contar a favor de Porto Alegre o fato da cidade
ser a única que não investirá
recursos públicos nos estádios:
— Sete das 12 cidades devem construir estádios novos, o que não é tão simples, faltando cinco anos. Fora Beira-Rio, Arena da Baixada e Morumbi, em todos os demais estádios e reformas deverão ocorrer com dinheiro público.
Sobre as obras de mobilidade urbana, o vice-prefeito salientou que Porto Alegre necessitará de recursos do PAC da Copa, especialmente para a obra do metrô. Após a entrega do caderno de encargos da Fifa, que trará as exigências para as sedes, o presidente Lula deve se reunir com prefeitos e governadores para tratar da liberação de recursos. Fortunati reiterou que haverá transparência na execução dos projetos:
— Vamos ampliar o site existente hoje, vamos colocar o caderno de encargos nessa página para que as pessoas acompanhem obra por obra. Queremos chegar em 2014 comemorando, não deixando qualquer dúvida no trato com o dinheiro público.
O Seminário será organizado em duas etapas.
A primeira será uma apresentação de temas gerais
para o conjunto das cidades-sede pelo Ministério dos Esportes e pelo Comitê Organizador Brasileiro. Na segunda, serão realizados encontros individuais com os representantes de cada uma das cidades a fim de tratar de questões específicas, em especial requisitos técnicos referentes aos Estádios e à infra-estrutura básica necessária para viabilizar o projeto da Copa.
Confira gráficos sobre a Copa em Porto Alegre:
"Das 18 copas realizadas, já tivemos mais jogos em dois estádios na mesma cidade. Não seria uma exceção", disse Fortunati
Foto:
Mauro Vieira