| 01/06/2009 16h27min
Nesta tarde de segunda-feira, José Fortunati, vice-prefeito e secretário especial do comitê porto-alegrense para a Copa do Mundo de 2014, participou de uma entrevista online ao vivo respondendo perguntas dos leitores do clicEsportes e de zerohora.com.
Ele esclareceu dúvidas sobre as principais obras e ações previstas pela prefeitura para viabilizar o evento em Porto Alegre. Confira os principais assuntos da entrevista:
Metrô
"A Fase I do Metrô está relacionada à Copa de 2014. O governo federal disse que só discutiria o Metrô se Porto Alegre estivesse entre as 12 cidades-sede. Agora estamos, e vamos viabilizar o projeto.
O itinerário é subterrâneo, partindo da estação Mercado pela avenida Borges de Medeiros em direção ao Beira-Rio, dobrando à esquerda nas proximidades da José de Alencar e indo até o campus da PUC. A partir dali será discutido ainda se ele continua ou não, pela superfície, até o campus do Vale".
Arena
"É um
aspecto motivacional esta disputa Gre-Nal. O Grêmio foi campeão do Mundo, o Inter foi lá e ganhou também. O que acontece agora: a Fifa elegeu o Beira-Rio o estádio oficial de Porto Alegre. Com a Arena, seremos a única entre as 12 cidades-sedes com dois estádios.
O que pode acontecer com a Arena é: ou sediar os jogos também, ou ser um estádio suporte, para treinamentos. De qualquer forma, estaríamos agregando a Arena.
Mas para que não se criem falsas polêmicas, é bom deixar claro. O estádio oficial é o Gigante da Beira-Rio".
Sub-sedes
"Muitas cidades têm nos procurado para participar da Copa do Mundo como sub-sedes, interessadas em atrair determinadas seleções. O que sabemos é que cada cidade sede terá entre quatro e seis jogos. Vamos reivindicar o máximo possível.
Sabemos que as seleções vão buscar outras cidades para fazer suas pré-temporadas. Mas temos que ter cuidado, pois não sabemos ainda sequer quais seleções vão se classificar, e como serão distribuídas nas sedes".
Pichações
"Essa é uma preocupação, com as pichações nos monumentos e prédios. Esse é o tipo de disputa maluca entre grupos. O Poder Judiciário tem que ser menos tolerante. São jovens de classe média, não há problema social nisso portanto. No muro da Mauá temos um belo exemplo do grafite, feito em grande extensão, que embeleza a cidade, e todo produzido por ex-pichadores".
Carroças
"Estamos convencidos de que as carroças devem sair paulatinamente de circulação. Primeiro, pelos maus tratos aos animais. Segundo, porque muitas são conduzidas por crianças, menores de idade. E terceiro, porque atrapalham o trânsito. Mas não queremos proibir, para não marginalizar essas famílias
Precisamos criar fontes de geração de emprego e renda, inserindo estas famílias na reciclagem. O DMLU faria a coleta do lixo, e os carroceiros trabalhariam na reciclagem, sendo qualificados para isso".
Aeromóvel
"O Aeromóvel
que vemos ali na região do Gasômetro será implantado em duas áreas. A PUC vai bancar uma linha dentro do próprio campus, facilitando a circulação de alunos e professores. E o governo federal deve construir uma linha com pouco mais de 500 metros entre a estação Aeroporto do Trensurb, e o próprio Aeroporto, facilitando a circulação de passageiros com bagagens. Isto vai testar a capacidade do Aeromóvel".
Duplicação da avenida Beira-Rio
"A duplicação vai acontecer do Gasômetro até o estádio Beira-Rio. A fase I vai da avenida Ipiranga ao Gigante, e inicia já em julho ou agosto de 2009. Para o trecho entre a Ipiranga e a Usina, vamos buscar recursos, pleiteando que o presidente Lula coloque a obra no PAC da Copa de 2014".