| 08/06/2009 08h46min
O Comitê Organizador da Copa 2014 promove de segunda a quarta no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, seminário para as 12 cidades-sede do Mundial. O objetivo do evento é discutir questões referentes à construção e reforma de estádios e mobilidade urbana. O secretário especial do Mundial em Porto Alegre, José Fortunati, mantém a confiança de que a Capital gaúcha poderá receber jogos em dois estádios: Beira-Rio, do Inter, e Arena, do Grêmio.
– Hoje o estádio referência para a Copa 2014 é o Beira-Rio. Há o pedido formal da governadora Yeda Crusius e do prefeito José Fogaça para que ocorram partidas também na Arena, caso ela fique pronta. Das 18 copas realizadas, já tivemos mais jogos em dois estádios na mesma cidade. Não seria uma exceção, mas um reconhecimento a Porto Alegre – declarou.
Fortunati acredita que pode contar a favor de Porto Alegre o fato da cidade ser a única que não investirá recursos públicos nos estádios.
– Sete das 12 cidades devem construir estádios novos, o que não é tão simples, faltando cinco anos. Fora Beira-Rio, Arena da Baixada e Morumbi, em todos os demais estádios e reformas deverão ocorrer com dinheiro público – salientou.
O Inter também estará no encontro. O presidente Vitorio Piffero e o vice-presidente de patrimônio, Emidio Ferreira, serão os representantes do clube no seminário.
Sobre as obras de mobilidade urbana, o vice-prefeito salientou que Porto Alegre necessitará de recursos do PAC da Copa, especialmente para a obra do metrô. Após a entrega do caderno de encargos da Fifa, que trará as exigências para as sedes, o presidente Lula deve se reunir com prefeitos e governadores para tratar da liberação de recursos. Fortunati reiterou que haverá transparência na execução dos projetos:
– Vamos ampliar o site existente hoje, vamos colocar o caderno de encargos nessa página para que as pessoas acompanhem obra por obra. Queremos chegar em 2014 comemorando, não deixando qualquer dúvida no trato com o dinheiro público – observou.
O Seminário será organizado em duas etapas. A primeira será uma apresentação de temas gerais para o conjunto das cidades-sede pelo Ministério dos Esportes e pelo Comitê Organizador Brasileiro.
Na segunda etapa, serão realizados encontros individuais com os representantes de cada uma das cidades a fim de tratar de questões específicas, em especial requisitos técnicos referentes aos Estádios e à infra-estrutura básica necessária para viabilizar o projeto da Copa. Porto Alegre será a oitava cidade do seminário. A apresentação da capital gaúcha ocorrerá no dia 9 de junho, a partir das 18h.
RÁDIO GAÚCHA