| 26/05/2009 20h54min
O basquete de Joinville, a Ciser/Univille/Araldite, começou com derrota a disputa da série em melhor de cinco jogos das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB) contra o Flamengo. Na noite desta terça, dia 26, jogando em casa, no Ginásio Ivan Rodrigues lotado, a equipe catarinense liderou o placar durante parte do jogo, mas acabou superada no final por 88 a 86.
O ala Marcelinho foi decisivo para a vitória da equipe rubro-negra. Ele terminou o jogo com 32 pontos, cinco rebotes, duas assistências e dois roubos de bola. Foi o responsável, também, por sofrer a falta e converter os dois lances livres que deram a vitória ao Flamengo.
Pelo lado do Joinville, destaque para Manteguinha e Jefferson, com 19 pontos e seis assistências cada, Tiagão, com 18 pontos e oito rebotes, e Shilton, com 15 pontos e 15 rebotes.
Flamengo e Joinville voltam a se enfrentar na sexta-feira e no sábado, no Rio de Janeiro. Se vencer os dois jogos em
casa, o time carioca passará à final contra
Brasília ou Minas, que começam a disputar a semifinal nesta quarta-feira.
A partida
O jogo foi bastante disputado, com as duas equipes alternando a liderança do placar nos primeiros dois quartos da partida. Após o intervalo, o Joinville voltou mais determinado e abriu 12 pontos de vantagem no placar. Em seguidos vacilos da equipe catarinense, o Flamengo buscou o empate em 59 pontos. A partir daí, mais equilíbrio.
O final da partida foi emocionante. Com o placar empatado em 86 pontos, o ala Marcelinho, do Flamengo, fez jogada individual e, ao entrar no garrafão para fazer a bandeja, sofreu falta. O cronômetro zerou.
Depois de uma discussão entre árbitros, técnicos e jogadores, ficou decidido que Marcelinho cobraria dois lances livres por ter sofrido a falta durante o movimento de arremesso. O tempo foi revisto, e o cronômetro voltou para quatro segundos do fim.
Marcelinho
converteu os dois arremessos, e o técnico Alberto Bial teve de pedir tempo
para organizar a última jogada do Joinville. Na volta para a partida, Manteiguinha tentou a jogada individual, mas errou o arremesso.
Força da torcida no ginásio lotado não foi suficiente para levar o Joinville à vitória
Foto:
Fabrizio Motta