| 24/05/2009 16h45min
O Universo/BRB/Financeira Brasília se classificou para semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) hoje ao derrotar o Vivo/Franca por 64 a 59, fechando em 3 a 2 a série de playoffs das quartas-de-final. Agora, o Brasília enfrenta o Pitágoras/Minas. O primeiro jogo do playoff é na próxima quarta-feira.
Característica da série, o jogo mais uma vez foi equilibrado apesar do domínio do Brasília no início. A equipe da casa começou impondo seu ritmo e abriu vantagem. Esse foi o panorama da partida até o último quarto: o Brasília abria diferença no placar e o Franca se recuperava e enconstava no marcador.
A decisão ficou para o último quarto, quando pela primeira vez na partida o Franca esteve à frente do placar. Mas a equipe do Brasília teve equilíbrio para ser superior nos minutos finais, vencer a partida e se classificar para a semifinal.
O destaque do jogo foi o ala Alex, que terminou a partida como o cestinha ao marcar 18 pontos e ainda conseguiu um
duplo-duplo ao pegar dez rebotes. Pelo
lado de Franca, o principal pontuador foi Drudi, com 16 pontos.
– Esperávamos uma decisão no quinto jogo. Saímos fortalecidos porque não é fácil vencer o Franca. Foi desgastante mas vamos confiantes para enfrentar o Minas – disse Ratto.
O técnico do Brasília, Lula Ferreira, também enaltece o equilíbrio da série e comenta a partida.
– Tivemos de raspar o tacho. As duas equipes estavam muito desgastadas e a defesa seria fundamental. Estivemos muito bem defensivamente, mas eles mostraram que são uma equipe de alta qualidade. Qualquer coisa que fugisse do 3 a 2 seria inesperada e foi o que aconteceu.
O técnico de Franca, Hélio Rubens, ressaltou o desempenho da sua equipe e elogia o time rival.
– Fico frustrado porque tínhamos consciência de que podíamos passar (às semifinais). Mas estou satisfeito pelo espírito de superação da equipe, que teve muitos desfalques ao longo da competição. O Brasília mereceu pelo alto
caráter da equipe.