clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/05/2009 17h25min

Estádio Olímpico de Roma recebe quarta final da Liga dos Campeões

Palco italiano já sediou grandes confrontos pelo torneio europeu

Sede da final da Copa do Mundo de 1990, o tradicional Estádio Olímpico de Roma se prepara para receber a sua quarta final da Liga dos Campeões da Europa, que este ano será disputada na quarta-feira entre Barcelona e Manchester United.

O Olímpico sediou sua primeira final da Liga em 1977, quando o Liverpool venceu o Borussia Mönchengladbach por 3 a 1. O duelo reuniu grandes estrelas do futebol, como Kevin Keegan, na equipe inglesa, além de Berti Vogts e Jupp Heynckes, no time alemão.

O triunfo também marcou o início de uma sequência de seis conquistas inglesas no principal torneio europeu. O Liverpool venceu as edições de 1978 e 1981, enquanto o Nottingham Forrest foi bi em 1979 e 1980 e o Aston Villa levantou a taça em 1982.

A capital italiana voltou a receber a decisão da Liga em 1984, quando o Liverpool encarou a Roma dos brasileiros Paulo Roberto Falcão e Toninho Cerezo. A partida terminou empatada em 1 a 1, mas os ingleses frustraram a torcida local ao vencerem nos pênaltis, com grande atuação do goleiro Bruce Grobbelaar.

O estádio passou por uma grande reforma para receber jogos da Copa do Mundo de 1990. No torneio, o Olímpico foi a casa da seleção local na primeira fase, além de ser palco da final entre Alemanha e Argentina. Os comandados de Franz Beckenbauer venceram por 1 a 0.

Só em 1996 o Olímpico voltou a receber uma final da Liga. Desta vez entre Ajax e Juventus e novamente uma equipe italiana saiu derrotada nos pênaltis. Curiosamente, o goleiro do time de Amsterdã era um jovem Edwin van der Sar, hoje titular do Manchester United.

Inaugurado no final dos anos 30, o estádio foi reformulado para receber os Jogos Olímpicos de 1960, e passou a ter capacidade para 54 mil espectadores. Além disso, foi recebeu o nome que usa até hoje. Atualmente, o Olímpico pode receber 72 mil pessoas e é casa de Roma e Lazio, os dois principais clubes da capital italiana.

EFE
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.