| 16/05/2009 12h08min
Exames descartaram a gripe A num homem de 45 anos que estava em isolamento domiciliar desde o último final de semana, em Novo Hamburgo. A informação é da Secretaria Estadual da Saúde. O paciente esteve recentemente nos Estados Unidos. Dias depois de desembarcar no Brasil, começou a sentir sintomas de gripe.
Solange Shama, coordenadora da Vigilância em Saúde do município recebeu antes do esperado a resposta do exame feito no Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, por volta das 21h30min de ontem.
— Deu não reagente, o que significa que ele não tinha o vírus — explica Solange, que esperava receber o resultado só hoje.
Também foi descartada a doença no caso de um tripulante de um barco pesqueiro catarinense. A embarcação chegou ao Porto de Rio Grande na quarta-feira. A tripulação estava pescando na costa quando Jacy Braga, 36 anos, começou a apresentar febre, dor de cabeça, entre outros sintomas, teve um mal-súbito e morreu. Porém, o barco não esteve em zonas
de risco, nem em contato com pessoas
das regiões.
A Secretaria Estadual da Saúde ainda monitora o caso de uma pessoa de Gramado, que veio recentemente dos Estados Unidos com alguns sintomas. O RS teve até o momento um caso confirmado da nova gripe. Uma psicóloga de 47 anos, que tinha contraído o vírus em viagem a Europa, já foi liberada do isolamento domiciliar pois não há mais risco de contágio.