| 09/05/2009 19h05min
Dois pesos-pesados se enfrentam neste domingo pela rodada de abertura do Brasileirão. De um lado, o campeão gaúcho invicto. Do outro, o campeão paulista também invicto. Inter e Corinthians medem forças neste domingo, às 16h, no Estádio Pacaembu, no jogo mais esperado da 1º rodada do Nacional.
Acompanhe no Minuto a Minuto do clicRBS
O embate promete ser quente. Os dois clubes já fizeram uma final de Campeonato Brasileiro, em 1976. E o time gaúcho, que contava com craques como Manga, Figueroa e Falcão, acabou levando a melhor. Venceu a grande decisão no Beira-Rio por 2 a 0, com gols de Dario e Valdomiro, e conquistou seu segundo título brasileiro.
Mas foi só a partir de 2005 que a rivalidade entre Inter e Corinthians tomou os contornos atuais. Naquele ano, os paulistas acabaram sendo campeões em um Brasilerão marcado pelo escândalo de manipulação de resultados e anulação dos jogos. Sem falar no pênalti não marcado em Tinga, contra o Corinthians, que poderia ter mudado o rumo do campeonato.
Os corintianos também estão com o Inter atravessado na garganta. Em 2007, o presidente do clube, Andrés Sanchez, acusou os jogdores do clube gaúcho de perder propositalmente para o Goiás, por 2 a 1, no Serra Dourada. Resultado que, combinado com o empate corintiano contra o Grêmio, colocou o time paulista na segunda divisão nacional.
Mas esses não são os únicos motivos que fazem de Inter e Corinthians “o” jogo da primeira rodada. O principal é a qualidade dos dois times, apontados por muitos analistas como os melhores do Brasil nesse momento. O time paulista tem Ronaldo, o Fenômeno, em grande fase. O gaúcho conta com os endiabrados Taison, Nilmar e D’Alessandro.
Nesse sentido, o Inter entra em campo com certa vantagem. O volante Sandro, lesionado, é o único desfalque do técnico Tite. No outro lado, Mano Menezes deve poupar o craque do time, Ronaldo. Além disso, não terá Fabinho e Morais, com gripe, e William e Elias, lesionados. Por outro lado, o time paulista joga em casa. Por isso, é difícil apontar o favorito e o resultado é imprevisível. A única certeza é de que será um jogão.
CLICESPORTESHorário: 16h. Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo. Arbitragem: Evandro Rogério Roman (Fifa), auxiliado por Roberto Braatz (Fifa) e Gilson Bento Coutinho (trio do PR). O jogo no ar: a RBS TV transmite ao vivo. A Rádio Gaúcha abre a jornada às 15h15min. Acompanhe em tempo real no Minuto a Minuto do clicRBS. | |
CORINTHIANS | INTER |
---|---|
Felipe; Alessandro, Chicão, Diego e Wellington Saci; Cristian, Boquita, Diogo (Jucilei) e Douglas; Otacílio Neto e Dentinho (Souza). | Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro; Kleber; Sandro (Glaydson), Magrão, Guiñazu e D%27Alessandro; Taison e Nilmar. |
Técnico: Mano Menezes. | Técnico: Tite. |
Fora das quatro linhas, Mano Menezes (E) e Tite farão confronto tático
Foto:
Mauro Vieira e Daniel Marenco