| 09/05/2009 13h32min
Depois de anunciar que Chivas Guadalajara e San Luis não disputariam mais a Taça Libertadores deste ano, a Federação Mexicana de Futebol (FMF) divulgou ontem à noite que suas equipes não voltarão a aceitar convites para participar dos torneios da Confederação Sul-Americana (Conmebol) até que a organização, que reúne entidades de dez países, lhe garanta um tratamento igualitário e respeitoso.
- O fair play tem que prevalecer - disse o presidente da FMF, Justino Compeán, conforme o Globo Esporte.
O anúncio indica que a seleção do México não compareceria à próxima Copa América, em 2011, e que as equipes de sua liga de elite também não voltariam à Libertadores e à Copa Sul-Americana.
Futebol no México, só com portões fechados
De acordo com a Agência EFE, o San Luis receberá o atual campeão mexicano, o Toluca, hoje, a portas fechadas como consequência das medidas sanitárias ditadas no centro e ocidente do país para
evitar o contágio pela gripe suína.
Embora os riscos
de contágio do vírus tenham diminuído e na capital já se abriram cinemas, teatros, ginásios, estádios e outros estabelecimentos públicos, as autoridades locais preferiram adiar a abertura de centros onde possa haver aglomerações, como estádios de futebol.
Algumas horas antes deste comunicado, a Federação anunciou que o jogo entre Atlas e Pachuca também não terá acesso ao público devido às medidas sanitárias implantadas no estado de Jalisco.
A penúltima rodada do campeonato, disputada no fim de semana passado, transcorreu sem torcedores nos estádios, mas há dois dias o Governo Mexicano disse ter controlado a epidemia e ditou algumas medidas para a volta à normalidade do país.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.