| 08/05/2009 23h15min
A proposta feita pela Conmebol de uma partida única entre Chivas-MEX e São Paulo, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores, foi rechaçada pelos mexicanos. O diretor esportivo do clube, Mariano Varela, reafirmou que a intenção é mesmo abrir mão de seguir no torneio, a não ser que uma outra solução seja apresentada pela entidade sul-americana.
– Nós não aceitamos. Esperamos que a Conmebol nos apresente outras possibilidades, mas esta nós não estamos de acordo. A entidade está ferindo o próprio regulamento, que diz que nesta fase da competição as decisões devem ser em duas partidas, com cada time atuando uma vez em casa.
Os mexicanos queriam receber o São Paulo em Guadalajara e se prepararam para isso na última quinta-feira. Porém, a diretoria tricolor bateu o pé, enviou um ofício para a Conmebol nesta sexta-feira pela manhã, respaldada pelos órgãos responsáveis brasileiros, e convenceu a entidade a vetar a possibilidade, alertando que o risco de contaminação da nova gripe (causada pelo vírus H1N1) era alto.
Assim, a Conmebol decidiu marcar uma partida única, a ser realizada no próximo dia 20, no Estádio Morumbi. O mesmo se aplicaria ao confronto entre Nacional-URU e San Luis-MEX, que jogariam na mesma data, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O San Luis também se pronunciou contra a medida e confirmou que também abandonará a competição nessas circunstâncias. O cartola mexicano mostrou estar tranquilo quando a uma possível pena pela recusa de jogar:
– Quem deveria ser punido, neste caso, é o São Paulo, que se negou a vir jogar em Guadalajara. Se eles viessem aqui, nós iríamos para São Paulo sem problemas. A decisão da Conmebol beneficia o São Paulo. Queremos uma resolução mais justa. Senão, estamos fora – disse Mariano Varela.
Pela proposta da Conmebol, a partida única seria realizada no próximo dia 20 de maio. Quem vencesse ficaria com a vaga nas quartas-de-final para enfrentar o vencedor do duelo entre Cruzeiro e Universidad do Chile. Um empate forçaria a decisão da vaga nos pênalti. Caso o Chivas comunique oficialmente que não aceita a medida, a Conmebol deve confirmar o São Paulo como a equipe classificada.
– Fomos avisados pela Conmebol da decisão da partida única e o presidente Ricardo Teixeira (da CBF) também está ciente disso. Nós aceitamos e a partir de agora vamos começar a nos preparar para esta partida no Morumbi – confirmou João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol do São Paulo.
LANCEPRESS