clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/05/2009 18h05min

Times mexicanos desistem de disputar a Libertadores

Federação Mexicana anuncia retirada do Chivas e do San Luis do torneio

O Chivas Guadalajara, adversário do São Paulo nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, e o San Luis, que enfrentaria o Nacional, do Uruguai, desistiram de disputar o torneio nesta sexta-feira por causa do impasse em relação aos mandos de campo dos jogos das oitavas-de-final.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na sede da Federação Mexicana de Futebol. A entidade alegou que seus afiliados não seguem no torneio porque o regulamento não está sendo cumprido. Por causa da epidemia da nova gripe, São Paulo e Nacional se recusaram a jogar no México.

– As condições estavam postas para que se jogassem as partidas no México. A saída das equipes mexicanas se dá pelo não-cumprimento do regulamento. Não aceitamos jogar uma partida, não aceitamos mudar a sede, só aceitamos é que se cumpra o regulamento – disse Justino Compeán, presidente da Federação Mexicana.

A tendência é que São Paulo e Nacional avancem automaticamente para as quartas-de-final da Copa Libertadores, mas a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda não emitiu um comunicado oficial sobre o assunto.

Na última quinta-feira, a Federação Mexicana liberou a realização de jogos com presença de torcedores no país e ofereceu garantias sanitárias à Conmebol para a realização das partidas. Mesmo assim, não conseguiu convencer São Paulo e Nacional a jogarem no México.

– É preocupante ter um jogo no México. A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o país como risco de grau cinco, que indica iminência de pandemia. Essa questão não passa mais pelos clubes, mas pela Conmebol e pelas autoridades sanitárias – afirmou o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes.

– Hoje não estão dadas as condições para viajar ao México. A única coisa que temos é um fax enviado pela federação mexicana com a determinação de seu governo de que caiu o alerta pela gripe. Esse fax não é suficiente para viajar tendo em conta os riscos que isso significa assumir – disse Guillermo Pena, dirigente do Nacional.

Estabelecido o impasse, a Conmebol ainda tentou levar as partidas para o Uruguai, após Colômbia e Chile teriam se recusado a sediar os eventos. Mas os clubes mexicanos não aceitaram a proposta da entidade que coordena o futebol sul-americano e decidiram abandonar o torneio.

Com informações do GloboEsporte.com.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.