| 05/05/2009 16h18min
O governo uruguaio autorizou a realização da partida entre o Nacional e o San Luis, do México, pela Copa Libertadores, mas exigiu um compromisso de "responsabilidade sanitária" devido à gripe suína.
O assunto foi analisado na segunda-feira em uma reunião do Conselho de Ministros uruguaio com o presidente Tabaré Vázquez, segundo fontes oficiais.
Vázquez recebeu um relatório da ministra da Saúde Pública, María Julia Muñoz, sobre a situação da epidemia que se iniciou no México, e as medidas tomadas para prevenir o problema no Uruguai.
Muñoz disse que a delegação do San Luis e os torcedores do clube poderão acompanhar a partida, mas serão "monitorados, como todas as pessoas que chegam de países onde há casos confirmados" de gripe suína.
— O médico do San Luis também será responsável por não permitir o embarque de ninguém que apresente sintomas da doença — disse a ministra.
Por sua vez, o ministro de Turismo e
Esporte uruguaio, Héctor Lescano, defendeu a decisão de receber
os mexicanos no país "para não prejudicar a imagem do Uruguai, nem afetar o turismo".
O confronto entre Nacional e San Luis, assim como o do São Paulo com o Chivas, não teve suas datas definidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol.