| 27/04/2009 17h06min
A atividade esportiva no México entrou hoje em uma fase de paralisação quase total perante a emergência gerada pelo surto de gripe suína no país e apenas o futebol se mantém ainda em andamento, embora sob fortes restrições. Após um fim de semana com eventos sem público, a atividade foi paralisada quase totalmente nesta segunda-feira com a decisão da governamental Comissão Nacional do Esporte (Conade) de suspender os Jogos Olímpicos Nacionais no estado da Baixa Califórnia.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Cerca de 13 mil crianças de todos os Estados do país estavam na Baixa
Califórnia desde 21 de abril passado para participar de provas de 15 esportes nos Jogos,
considerados a maior competição esportiva para crianças e jovens do México.
O evento tem ainda um calendário a ser cumprido até meados de junho nos Estados de Sinaloa, Sonora, Jalisco, San Luis Potosí e Quintana Roo, mas a Conade ainda não se pronunciou sobre um cancelamento total.
Este fim de semana, a Série Mundial de Saltos Ornamentais da Federação Internacional de Natação (Fina) aconteceu na capital mexicana sem público. O maior evento previsto para esta semana será a Liga Mundial de Taekwondo, que esperava reunir em 2 de maio cerca de 20 mil pessoas na capital mexicana.
O futebol e o beisebol tomaram decisões para evitar grandes aglomerações, mas ainda se mantêm em atividade e modificações substanciais em seus calendários ainda não foram anunciadas. O treino da seleção mexicana de futebol e das equipes com sede na capital mexicana foram anunciados com restrições de acesso muito similares aos das partidas disputadas no fim de semana, que
tiveram portões fechados.
O Cruz
Azul, por exemplo, entregará máscaras cirúrgicas aos jornalistas para que entrem em seu clube e a equipe antecipou que sua partida do fim de semana próximo, será disputada sem público em seu estádio. A seleção mexicana reduziu também ao mínimo seu contato com o exterior e além de pedir o uso de máscaras a jornalistas, dará uma coletiva de imprensa geral com poucos jogadores.
A seleção ficará concentrada três dias em seu campo de treinamento na capital mexicana e o futebol local não tomou uma decisão sobre a realização da 16ª rodada do Torneio Clausura 2009, que acontece na próxima semana.
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença