| 26/04/2009 19h10min
O Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 terminou com festa capixaba da tetracampeã mundial Neymara Carvalho e de Lucas Nogueira, que na última onda conquistou uma vitória emocionante contra o octacampeão mundial Mike Stewart. A torcida que lotou a Praia do Estaleirinho foi à loucura com a virada espetacular sobre a verdadeira lenda viva do esporte, que há 20 anos não competia no Brasil.
Antes da final, Lucas Nogueira bateu o defensor do título da etapa catarinense e atual campeão mundial, Uri Valadão. Na decisão feminina, o título valia a liderança do ranking, que Neymara Carvalho tirou de Eunate Aguirre em Balneário Camboriú. A espanhola permanece em segundo na classificação geral das duas etapas da International Bodyboarding Association (IBA).
A primeira final a entrar no mar foi a feminina. Neymara, 33 anos, já começou forte com uma nota 8, enquanto Eunate Aguirre falhava nas suas tentativas. O mar continuava grande, com séries de 6 pés (2 metros), dificultando o posicionamento dos atletas. O máximo que a espanhola conseguiu foi uma nota 4,5 e a brasileira só pegou sua segunda onda no último minuto, confirmando a vitória e a liderança do ranking 2009 com uma nota 3,25. O placar terminou em 11,25 x 7,00 pontos e a tetracampeã mundial faturou o prêmio máximo de 5.000 dólares oferecido para a categoria feminina, com a vice-campeã Eunate Aguirre levando 3.600 dólares.
Na final masculina, o octacampeão mundial Mike Stewart, 45 anos, mostrou toda sua experiência na escolha das ondas e largou na frente com notas 7,75 num tubão e 7,50 na segunda apresentação. Lucas Nogueira, 24, correu atrás e, depois de algumas ondas ruins, iniciou uma reação com notas 6,00 e 8,75 seguidas. Mas, ainda precisava trocar o 6,00 por um 6,50 para superar o havaiano. O público que lotou a Praia do Estaleirinho vibrava com as manobras espetaculares que só este esporte proporciona, como incríveis aéreos, el-rolos dentro dos tubos e nas junções das ondas, backflips, 360, um verdadeiro show dos melhores do mundo nas grandes ondas de Camboriú.
O tempo foi passando, os minutos voando e só quando faltavam apenas 40 segundos para o término da bateria, veio uma onda para o brasileiro. Com um el-rolo impressionante, ele arrancou uma nota 7 para sacramentar a vitória por 15,75 x 15,25 pontos, batendo a verdadeira lenda viva do esporte de forma sensacional. A torcida explodiu nas areias e logo cercou o novo campeão do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009. O havaiano Mike Stewart foi o terceiro campeão mundial que Lucas Nogueira derrotou na Praia do Estaleirinho, pois já havia despachado o carioca Paulo Barcellos e o baiano Uri Valadão, que defendia o título da etapa catarinense.
Neymara Carvalho foi a campeão no feminino do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 na Praia do Estaleirinho
Foto:
Basilio Ruy, Divulgação