| 23/04/2009 17h22min
Nas condições extremas no mar de ressaca em Balneário Camboriú, os cearenses comandaram o espetáculo com as primeiras notas 10 da segunda etapa do Circuito Mundial da International Bodyboarding Association (IBA). As duas saíram na última bateria de cada categoria realizada na quinta-feira. O primeiro a conseguir nota máxima dos juízes foi José Kelson, que passou a ser o recordista absoluto do campeonato com o placar de 16 pontos. Depois, foi a vez de Isabela Sousa radicalizar no último confronto do dia — a terceira fase masculina acabou sendo adiada por imposição dos próprios atletas, que se reuniram e a maioria votou para que ela ficasse para a sexta-feira.
O cearense José Kelson voou muito alto num aéreo espetacular para arrancar o primeiro 10 do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 na Praia do Estalinho.
— A onda não era a da série, foi uma intermediária muito boa que armou uma rampa perfeita. Eu bati forte bem na rampa, que me jogou muito alto, completei o
aéreo na linha da onda, já
peguei ela de frente de novo e mandei um el-rolo muito legal. Estou muito feliz que os juízes deram 10 na onda —, vibrou José Kelson, que nunca tinha tirado uma nota máxima na carreira profissional.
A estreia das mulheres
Em seguida a categoria feminina estreou no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 e a defensora do título da etapa catarinense começou com vitória na primeira bateria. A gaúcha Joselaine Amorim não disputa o Circuito Mundial, é de uma geração mais antiga e no ano passado só participou desta prova.
— Não é fácil porque as meninas que competiram comigo estão treinando o ano inteiro, disputam o Circuito Mundial. Eu estou afastada das competições, mas continuo treinando e deu para passar — contou Joselaine.
Na segunda bateria, a porto-riquenha Luz Marie Grand Peres começou a defender a liderança do ranking 2009 com vitória. Na primeira etapa em Pipeline, Havaí, ela bateu a capixaba Neymara
Carvalho e a fluminense Jessica Becker. Neymara passou em
primeiro só surfando uma onda boa durante toda a bateria. Depois, não conseguiu mais varar a arrebentação no mar raivoso da quinta-feira.
— Consegui varar no começo da bateria, mas depois fiquei tentando um tempão e não consegui entrar de novo, está muito difíci — disse Neymara Carvalho.
Logo depois da tetracampeã, foi a vez da vice-campeã mundial Jessica Becker confirmar o favoritismo na segunda bateria seguida em que apenas duas das quatro competidoras conseguiram pegar ondas, com as outras terminando com zero no placar. Já a maior surpresa veio no último confronto feminino do dia, quando Isabela Sousa arrancou a segunda nota 10 desta etapa do mundial, a primeira das meninas no Estaleirinho.