| 22/04/2009 15h05min
Mesmo debaixo de muita chuva, o Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 22, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Em ondas ainda pequenas de meio metro de altura na Praia do Estaleirinho, foram realizadas as oito baterias da primeira fase masculina e as principais estrelas estréiam nesta quinta-feira na segunda etapa do Circuito Mundial da International Bodyboarding Association (IBA). Os destaques do primeiro dia foram do Brasil. O potiguar Marcus Lima alcançou o maior placar — 13,75 pontos de 20 possíveis. Já a maior nota foi 7,5, recebida por dois bodyboarders, primeiro pelo catarinense Emanuel Poffal e depois pelo capixaba Leonardo Kale.
Estrelas entram na terceira fase
As maiores estrelas do masculino só entram na terceira fase, que será inaugurada pelo hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. O octacampeão Mike Stewart, havaiano de 46 anos de idade, estreia na terceira
bateria e só chegou em Santa Catarina às 20
horas da quarta-feira. Outro campeão mundial, Paulo Barcellos, está na quinta. Já o baiano Uri Valadão, defensor do título mundial e também do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009, é um dos cabeças-de-chave da sétima bateria, logo após a do vice-campeão da etapa brasileira, o catarinense Luis Villar.
Mas, a segunda fase que vai abrir a quinta-feira também está recheada de destaques, como o pupilo de Guilherme Tâmega, Francirley, o potiguar Marcus Lima que foi campeão mundial do ISA Games em 2008 em Portugal, além de Eder Luciano, catarinense que já foi campeão europeu, e o cearense Roberto Bruno, pentacampeão brasileiro.
Já na categoria feminina, todas as 32 participantes foram divididas nas oito baterias da primeira fase. A grande estrela é a tetracampeã mundial Neymara Carvalho, que chegou em Balneário Camboriú em terceiro lugar no ranking de 2009. A atual vice-campeã mundial, Jessica Becker, ficou em quarto na final da primeira etapa em Pipeline, Havaí, que terminou
com a porto-riquenha Luz
Marie Peres em primeiro, seguida pela espanhola Eunate Aguirre.