| 16/04/2009 15h42min
A Stock Car deve apresentar uma nova opção para a realização dos pit stops obrigatórios na próxima etapa, marcada para o dia 3 de maio em Brasília (DF). Como o espaço entre a entrada e a saída de boxes do Autódromo Nelson Piquet é muito curta, existe a possibilidade de os mecânicos só saírem da garagem para atuar no carro quando o piloto estiver totalmente parado no lugar determinado para a realização da prática.
Além disso, para facilitar a troca dos pneus, uma segunda pistola pneumática pode ser usada. No entanto, as sugestões ainda estão em fase de discussão entre pilotos, equipes e a Vicar, organizadora do campeonato, e precisam ser aprovadas também pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para entrarem em vigor na próxima corrida.
– Acho que está é uma boa alternativa, pois traz mais segurança aos mecânicos – acredita Enrique Bernoldi, que está acostumado com pit stops caóticos, já que o procedimento é usado na F-1 e F-Indy, duas
categorias por onde o paranaense
passou.
– Eles ficariam menos tempo na área onde os carros passam, e, com as duas pistolas, o procedimento de todas as equipes seria mais rápido – comentou.
Nas duas corridas anteriores, em São Paulo e Curitiba, a preocupação com a segurança fez com que o procedimento de parada nos boxes fosse realizados cheios de ressalvas.
Em Interlagos, a troca dos pneus foi cancelada - pelo fato de os mecânicos não terem treinado o suficiente -, enquanto o reabastecimento foi realizado com a presença do safety car, com os pilotos entrando em grupos e a troca de posições proibida. A medida foi adotada para preservar a integridade física de pilotos e membros de equipe.
Na prova de Curitiba, os pilotos tiveram de cumprir um tempo mínimo de 40 segundos nos boxes durante o reabastecimento, visando a segurança no momento das paradas. Contudo, a quantidade de pessoas no pitlane não agradou. Um anúncio sobre o assunto deve ser feito
em breve.