| 30/03/2009 15h24min
Representantes da elite mundial do surfe, as brasileiras Bruninha Schmitz e Jacqueline Silva deram adeus ao WQS de Margaret River nesta segunda-feira, logo no primeiro dia da competição, válida como etapa cinco estrelas da divisão de acesso. A única brasileira a avançar para a terceira fase, em ondas de 2m, foi Claudinha Gonçalves, namorada de Adriano de Souza, o Mineirinho. Suelen Naraísa e Marina Werneck ainda vão estrear na Austrália.
Quinta colocada na etapa de abertura do Circuito Mundial, na Gold Coast, Bruninha terminou na lanterna de sua bateria. Ela somou apenas 5,75 pontos e foi eliminada, assim como a australiana Jéssica Grimwood, com 11,25. Claudinha faturou a segunda vaga, com 11,50 pontos, soma insuficiente para chegar perto da havaiana Carissa Moore, de 17 anos, que fez 15,50 pontos.
Logo depois foi a vez de Jacquelina. Numa bateria só contra australianas, a catarinense fez 7,50 pontos e terminou em terceiro, atrás de Jess Dobson (8,05) e de Claire Bevilacqua (13,85). Jessica Hickson (7,25) também foi eliminada.
Tanto Suelen quanto Marina vão estrear contra australianas. Suelen terá pela frente Amee Donohoe, Melanie Redman-Carr e Angie Koops. Marina enfrentará Jessi Miley-Dyer, Sarah Beardmore e Laura Macaulay.
No masculino, a etapa tem nível seis estrelas. Nesta segunda, foram disputadas as triagens. Os locais Lincoln Taylor e Jay Davies e o taitiano Hira Teraniitoofa (Tahiti) garantiram vaga no evento principal.
As informações são do Globoesporte.com.